Trabalho de Jean na Emdagro, beneficia produtores de Boquim e desperta ciúmes.

Trabalho de Jean na Emdagro, beneficia produtores de Boquim e desperta ciúmes.

Através de matérias postadas nas redes sociais, nos timos dias, observamos que o ex-prefeito de Boquim e atual Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro (ATER), Jean Carlos Nascimento, continua desenvolvendo ações de apoio e incentivo a produção de plantas ornamentais de Boquim.

Anteriormente, Jean direcionou a realização de trabalho de diagnóstico desta produção, objetivando traçar o perfil socioeconômico dos seus produtores.

Agora, houve o início da assistência técnica e, também, projeto de extensão rural, focado em cerca de 100 pequenos produtores de plantas ornamentais de Boquim.

A equipe técnica que realiza este trabalho de orientação, está promovendo experimentos e testes de algumas tecnologias através de alguns produtores. Após a comprovação do êxito destes experimentos, o corpo técnico da Emdagro pretende expandir essas ações para uma maior escala de pequenos produtores de plantas.

Conforme informações fornecidas por técnicos da Emdagro, inicialmente a empresa fará testes com os substratos nas plantas e, uma vez dando certo, a Emdagro tem o plano de firmar uma parceria com a Ambev, para fornecer mensalmente esse material a esses agricultores.

Desta forma, comenta-se que, ao tomar conhecimento destas ações do governo do Estado articuladas por Jean, parece que o prefeito de Boquim, Eraldo de Andrade (PP), teria sido tomado por um ciúme incontrolável do ex-gestor e, por este motivo, tudo indica que Andrade ordenou que o atual secretário municipal de Agricultura, Jeferson Gois, fosse de imediato se reunir com produtores locais de plantas ornamentais, para tentar realizar ações de improviso para este segmento produtivo.

Sem ter o mínimo planejamento sobre esta produção, a atual administração local nunca sinalizaçou qualquer projeto ou ações em prol dos pequenos produtores de plantas ornamentais.

Por isto, pare que “à toque de caixa e repique de sino”, a prefeitura local resolveu tentar reunir esta categoria de produtores locais, no último final de semana, visando de forma desesperada tentar conter o avanço do trabalho do ex-prefeito sobre esta categoria. Uma atitude lamentável, uma vez que há muitos anos produtores de plantas clamam por assistência técnica, mas o atual prefeito nada realizou.

Pelo visto, o “planejamento” da atual administração local seria apenas “apagar incêncios”, sem sequer discutir as suas causas e, muito menos, buscar quaisquer soluções preventivas para os problemas, através de políticas públicas bem definidas.

 

Por: Flavão Fraga - Jornalista.