Rejeição elevada em pesquisa indica maior chance de derrota para Sérgio Reis em Lagarto

Rejeição elevada em pesquisa indica maior chance de derrota para Sérgio Reis em Lagarto

O instituto de pesquisa CTAS divulgou na última sexta-feira, 12, pesquisa de intenção de votos em Lagarto. Nos dados apresentados, mais uma vez, ficou constatado total equilíbrio entre os concorrentes, mas com a pré-candidata, Rafaela Ribeiro (Republicanos), apresentando os menores índices de rejeição. Nesta consulta popular, foram ouvidas 596 pessoas nos dias 8 e 9 de abril deste ano. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. 

No quesito espontâneo, Sérgio Reis aparece com 17,3%; já Rafaela Ribeiro aparece com 15,5%; Valmir Monteiro com 12,1%; e Hilda Ribeiro com 6,1%. Não souberam ou não opinaram 39,5% dos entrevistados. 

Já na pesquisa induzida, Sérgio Reis aparece com 27,3%; Rafaela Ribeiro com 26,2%; Valmir Monteiro com 24,5%; Matheus Correia com 2%; Não souberam e não responderam 17%; Branco ou Nulo com 3%. 

 

Rejeição

Os entrevistados também responderam em quem jamais votariam para prefeito(a) de Lagarto. Sérgio Reis é o mais rejeitado com 30,2%; em seguida aparece Valmir Monteiro com 25,7%; Rafaela Ribeiro com 18,8%; Matheus Correia tem 9%; não souberam e não opinaram 13,3% e nulo ou branco com 3%. 

 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número SE-09002/2024.

 

Análise dos dados:

Em um cenário de aparente equilíbrio momentâneo entre os nomes apresentados, chama atenção o reduzido percentual de pessoas entrevistadas, as quais manifestaram que não votariam em Rafaela Ribeiro de forma alguma.

Como os nomes de Sérgio Reis e Valmir Monteiro, que seriam nomes mais conhecidos pelo eleitorado local, principalmente através do passado de ambos mergulhados em escândalos processuais passados, é natural e maior rejeição ao nome destes dois políticos.

Alguns analistas políticos preveem que Sergio e Valmir já estejam em seu ápice de aceitação, possivelmente não conseguindo ampliar estes números, devido a alta rejeição. Além disso, as chances de Valmir Monteiro conseguir registrar a sua candidatura, devido condenação por improbidade administrativa, seriam muito reduzidas.

Por isso, comenta-se que a possível retirada do nome de Valmir da corrida municipal poderá tornar Rafaela a maior herdeira de seu eleitorado, uma vez que Valmir também é um nome com origens no agrupamento “bole bole”.