Com anexação do PSDB, Joaldos lançam os seus tentáculos sobre várias frentes políticas.

Com anexação do PSDB,  Joaldos lançam os seus tentáculos sobre  várias frentes políticas.

Os jovens irmãos e políticos, Danilo de Joaldo (prefeito de Itabaianinha) e Thiago de Joaldo (deputado federal em primeiro mandato), pelo visto não pretendem figurar como coadjuvantes no cenário político estadual. Eles parecem planejar algo bem maior... 

Thiago, que foi eleito recentemente congressista federal sob a égide política do senador Laércio Oliveira (PP), em poucos meses de mandato já começa esboçar sinais de total independência do julgo "Laercista". Inclusive, já questiona publicamente o suposto mal tratamento que o senador e líder partidário estaria dispensando a seus correligionários.

Visivelmente, o deputado federal Thiago de Joaldo (PP) já lidera uma fatia de membros descontentes do PP, à exemplo dos ex-deputados estaduais Capitão Samuel e Luciano de Menininha, entre outros que ainda não tiveram os nomes revelados.

Thiago e Danilo tem objetivos políticos ousados. Ambos desejam, à partir do município de Itabaianinha, iniciar um projeto de expansão do seus poderes políticos, buscando eleger prefeitos, vices e vereadores em vários municípios sergipanos, já em 2024. De fato, sonham não apenas liderar uma região restrita, eles querem muito mais que isso. Pensam alto!

Prova disto, foi recentemente conseguirem emplacar o seu assessor de comunicação, Gerliano Brito, no comando estadual do novo partido que está se formando, através da fusão entre o PTB e o Patriotas.

Também, vale registrar as recentes investidas do deputado Thiago de Joaldo (PP), com vistas fortalecer a pré-candidatura de Dra. Emília Correia a prefeitura de Aracaju. Em sinal de busca de expansão sobre um território metropolitano, que ainda não conseguia transitar politicamente.

Por fim, em comprovação cabal deste plano político audacioso, o seu irmão Danilo de Joaldo, que é o atual prefeito de Itabaianinha, agora surge como o novo Presidente Estadual do tradicional PSDB, o qual já estava atrelado em federação ao partido Cidadania, que é presidido em Sergipe pelo deputado estadual de oposição ao governo, Georgeo Passos. 

O novo comandante do PSDB em Sergipe, já avisou que pretende reorganizar a legenda em total diálogo e combinação com o Cidadania, que também tem em seus quadros o vereador Ricardo Marques, que faz oposição forte ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e, também, é visto como um dos nomes mais ventilados para compor um possível chapa com Dra. Emília,  nas eleições de 2024.

Portanto, diante de tais movimentações feitas pelos de "Joaldos", fica claro o lançamento de seus  tentáculos de influência sobre diversas frentes políticas, principalmente, em aceno a setores considerados de oposição ao governo Fabio Mitidieri (PSD) e, também, ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT).

Há quem comente, que o deputado federal Thiago de Joaldo (PP) planeja pavimentar o caminho para concorrer ao senado em 2026, enquanto o seu irmão, Danilo, desejaria ser candidato a deputado estadual no mesmo ano.

Entretanto, resta sabermos se conseguirão construir essa viabilidade eleitoral através da força do próprio braço, sem a permissão de um suposto "sistema"  político já pré - estabelecido em Sergipe.

 

Por: Flavão Fraga - Jornalista.