Boquim: obras precisam ser investigadas!

Boquim: obras precisam ser investigadas!

 

Recentemente, o governador Fábio Mitidieri (PSD) respondeu a um questionamento feito por este jornalista, referente sobre obra do tão sonhado Estádio de futebol “Trindadão”, iniciado através de emenda federal do então deputado federal Fábio, mas que vem atravessando vários anos de atraso para a sua entrega e inauguração. Em sua resposta, Mitidieri anunciou que o seu governo vai assumir as rédeas da conclusão desta importante praça de esportes.

Ocorre que, esta obra iniciou através de recursos federais vultosos, os quais devido a incompetência de alguém, esta ainda se encontra totalmente inacabada.

Além disso, outra obra do município de Boquim que causa repulsa e revolta popular, é a construção lenta da creche municipal, também iniciada por recursos federais, e que também se encontra travada por muitos anos.

Entretanto, mesmo diante de uma suposta ineficiência administrativa da prefeitura ou pela provável culpa de possíveis empreiteiros irresponsáveis, até o presente momento ninguém consegue esclarecer quem seria o responsável por este desrespeito ao dinheiro público. 

É importante frisar que, prejuízo ao erário público não é somente quando há desvios ou corrupção em obras. Isso ocorre também, quando há longos atrasos na execução de obras, uma vez que o recurso que antes era o suficiente para concluí-la por completo, atualmente não seria mais capaz de resolver.

 Desta forma, o dinheiro suado do contribuinte, será ainda mais desperdiçado, pois quando a obra atrasa, o setor público precisa destinar mais volume de recursos para custear essa finalização.

Por isso, propomos aos órgãos de fiscalização e controle e, também, aos nossos vereadores, que estes abram sérias investigações sobre estas obras. E, caso seja necessário, procedam a abertura de uma CPI (comissão parlamentar de inquérito), objetivando ouvir gestores, engenheiros e empresários responsáveis pela execução destas obras, para que os mesmos possam esclarecer os motivos de tais atrasos.

Por fim, observamos que uma investigação aprofundada e criteriosa, seria oportunidade para tirar o peso da “culpa” de quem seja inocente e, também, seria fundamental para responsabilizar que possa ter prejudicado as finanças públicas.

Desta forma, quem tenha agido de maneira honesta ou responsável, não tem do que se preocupar. Afinal, aqueles que realmente forem honestos e competentes, através de uma CPI, terão a grande oportunidade de ganharem um "atestado de honestidade". E quem, porventura, não conseguir provar o seu zelo com os recursos, que sejam punidos por sua devida culpabilidade.

É como diz o ditado popular: "quem não deve, não teme"! As investigações pelas obras inacabadas precisam ser feitas.

 

Por: Flavão Fraga – Jornalista.