Lixão foi transferido para as ruas de Boquim?

Lixão foi transferido para as ruas de Boquim?

À partir do dia 05 de outubro de 2023, Boquim e outros municípios tiveram de encerrar as atividades em seus respectivos lixões, por força do Pacto de Preservação Ambiental, que foi assinado junto ao Ministério Público Estadual.

Através deste ato, Boquim passou a destinar os seus resíduos sólidos até o aterro sanitário de propriedade da empresa Torre, localizado na comunidade Tabocas, em Itaporanga D'ajuda.

A mudança, apesar de ter sido aguardada há muitos anos, parece que não encontrou o mínimo de planejamento por parte da prefeitura de Boquim, a qual apesar do prazo amplo que teve foi incapaz de organizar uma logística para atender a esta nova realidade.

O prefeito de Boquim, Eraldo de Andrade (PP), que também acumula a função do CONSCENSUL (Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico e do Sul e Centro Sul Sergipano), mesmo com as informações privilegiadas que possuía, não teve o interesse de tornar a sua cidade capaz de possuir uma estrutura própria de transbordo e, também, de dispor de uma frota de veículos suficientes para realizarem a coleta e o transporte até o novo aterro sanitário.

Atualmente, Boquim ainda possui apenas 2 caminhões compactadores em sua frota. Ou seja, a mesma quantidade que já dispunha antes da mudança.

Por este motivo de falta de estrutura logística, garis estão sendo forçados a interromper os serviços de limpeza e coleta, deixando a cidade se tornar um verdadeiro lixão ao céu aberto.

Inclusive, é fácil encontrar em todos os locais a presença de lixos acumulados nas portas das residências, aguardando a chegada atrasada de caminhões que passam do dia certo para a coleta. Além disso, diversos entulhos, galhos de árvores e outros dejetos em esquinas e terrenos baldios. Um cenário terrível!

De fato, as atividades do lixão de Boquim encerram, mas pelo visto as suas vias públicas se tornaram os novos lixões.

É preciso que o prefeito de Boquim pare um pouco de pensar na próxima eleição, fazendo política miúda e assistencialista e busque administrar bem o seu município.