Márcio Macêdo assegura participação ativa das juventudes no G20 Social e destaca papel do Brasil na coordenação do Y20

Márcio Macêdo assegura participação ativa das juventudes no G20 Social e destaca papel do Brasil na coordenação do Y20

O ministro sergipano, Márcio Macêdo, liderou a abertura dos debates do Y20, o Grupo de Engajamento da Juventude no G20, sediado pela primeira vez no Brasil. Destacando a importância de ouvir as vozes jovens dos países do G20, o evento visou entregar propostas diretas aos líderes mundiais em novembro.

A relevância dos diálogos foi evidenciada pela presença notável de autoridades como o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, representantes diplomáticos e líderes de movimentos juvenis. Os temas discutidos, alinhados com as prioridades delineadas pelo presidente Lula, incluíram combate à fome, desigualdade e redução da pobreza.

Macêdo reiterou o compromisso brasileiro de promover a participação ativa da juventude, tanto nacionalmente quanto no cenário internacional, ressaltando a criação pioneira do G20 Social. Este, junto com a trilha geopolítica e econômica, marca uma abordagem inovadora para o engajamento global.

O Y20, coordenado pelo Conselho Nacional de Juventude com apoio da Secretaria Nacional de Juventude, lidera o engajamento jovem no G20. Seu objetivo é fornecer um espaço de diálogo e influência para os jovens dos países membros, permitindo que contribuam para políticas públicas e reflitam sobre questões cruciais, como a crise climática e o futuro do trabalho.