Aracaju: Eliane desiste de concorrer e defende Rogério na disputa

Aracaju: Eliane desiste de concorrer e defende Rogério na disputa

Na manhã quinta-feira, 01, durante entrevista ao radialista Narciso Machado, na FAN FM, a ex-vice-governadora, Eliane Aquino (PT), oficializou a sua desistência em disputar a prefeitura de Aracaju em 2024. As razões para a decisão,  foram de caráter pessoal e motivadas por um caso de doença envolvendo um familiar.

A atual secretária nacional de renda e cidadania do governo federal, não ficou "em cima do muro" quando foi perguntada sobre o nome petista da sua preferência,  para liderar o PT na disputa pela prefeitura da capital. Em sua opinião, o quadro mais preparado para esta tarefa no momento, seria o do atual senador da República, Rogério Carvalho (PT). "Com a experiência que nós temos, o nome mais preparado e mais forte para este momento de país, neste momento em que a disputa eleitoral está mais acirrada, é o do companheiro Rogério Carvalho", garante Eliane.

Durante a entrevista, Eliane revelou que já teria feito a defesa desta possibilidade, durante conversas que manteve com o ministro Márcio Macedo e, também, com a ex-deputada estadual, Ana Lúcia Vieira.

Atualmente, Rogério deseja emplacar o nome da sua esposa, a reconhecida jornalista Candisse Carvalho, mas para isso acontecer, primeiro o parlamentar precisaria convencer os líderes de outras tendências que compõem a direção municipal, pois RC possui minoria entre os militantes aptos a decidirem nesta escolha. Márcio Macedo e Ana Lúcia seriam estratégicos neste processo de definição de nomes, porque juntos dispõem de maioria no diretório do PT em Aracaju.

Assim, a depender do andar da carruagem, o senador petista poderá ser convocado a encarar a disputa pela prefeitura da capital sergipana. O fato é que entre a militância petista, vem engrossando o  côro de aclamação ao nome de Rogério, motivado pela sua vasta experiência política e, principalmente, por causa do seu recall eleitoral recente.

Na semana anterior, em nossa coluna, fizemos a análise neste sentido, prevendo a possibilidade crescente do senador ser o nome capaz de unir os petistas neste momento na capital. Além disso, seria uma ótima ocasião para o atual parlamentar também tirar a "prova dos nove" sobre a disputa anterior pelo governo de Sergipe, onde RC alega supostas razões pouco democráticas para a sua derrota.

Será que em breve, demais líderes de maior expressão do Partido dos Trabalhadores também farão o mesmo que Elaine fez? Rogério poderá ser convencido a concorrer a prefeitura de Aracaju?

Por enquanto, temos a certeza que o movimento interno entorno do nome do Senador vem ganhando corpo. E, como Rogério não é um político covarde ou que teme grandes desafios, acreditamos que ele poderá atender o desejo da sua base política.

Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos!