Opera Sergipe já realizou mais de 2 mil cirurgias.

O programa do Governo do Estado tem o intuito de ampliar a oferta de cirurgias eletivas, diminuindo o tempo de espera dos usuários.

Opera Sergipe já realizou mais de 2 mil cirurgias.

Com menos de dois meses de lançamento, o programa Opera Sergipe já realizou 2.136 cirurgias eletivas. No período de julho a setembro, o Hospital Amparo de Maria, no município de Estância, no sul do estado, realizou 973 cirurgias. Em Lagarto, no centro-sul, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, foram feitos 830 procedimentos dentro do Opera Sergipe. Já o Hospital Senhor dos Passos, em São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju, deu início aos procedimentos do programa do Governo do Estado em 1º de agosto, e já realizou, até o momento, 333 cirurgias.

A ação do Governo do Estado visa ampliar a oferta de cirurgias, diminuindo o tempo de espera dos usuários para a realização de procedimentos eletivos de média e alta complexidade em todos os 75 municípios sergipanos, garantindo o acesso regulado e a atenção qualificada e humanizada. É importante ressaltar que os pacientes que estão na fila de espera serão priorizados, mas as outras pessoas que desejam ser inseridas no programa podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar o cadastro.     

Para ter acesso ao Opera Sergipe, o paciente que ainda não estiver cadastrado pode ir a um dos hospitais credenciados ou à UBS mais próxima, levando os documentos pessoais e o diagnóstico médico. O paciente será encaminhado para consulta com um cirurgião, que irá cadastrar, caso necessário, o usuário no programa. Com o cadastro concluído, será possível acompanhar todo o processo pelo site ou aplicativo ‘Opera Sergipe’, disponível nos sistemas IOS e Android. 

 

PROCEDIMENTOS COTEMPLADOS

Os pacientes já regulados passarão por procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidade: histerectomia total; histerectomia com anexectomia; colecistectomia; postectomia; histerectomia (por via vaginal); correção cirúrgica de hidrocele; hernioplastia incisional; hernioplastia umbilical; hemorroidectomia; laqueadura tubária; colpoperineoplastia anterior e posterior; hernioplastia epigástrica; hernioplastia inguinal bilateral; hernioplastia inguinal/crural (unilateral); hernioplastia recidivante.

 

Fonte: SECOM/GOV. SE