Ministro Márcio Macêdo comemora investimentos em educação com novos Institutos Federais em Sergipe

Ministro Márcio Macêdo comemora investimentos em educação com novos Institutos Federais em Sergipe

Na manhã desta terça-feira, 12 de março, o Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, expressou sua satisfação ao participar do anúncio oficial de investimentos em educação, promovido pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O compromisso com os sergipanos e o papel fundamental da educação como ferramenta de transformação foram destacados pelo ministro, que desde o início do processo de seleção acompanhou de perto a inclusão de Sergipe no plano de expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).

"Hoje nós estamos em festa porque o presidente Lula, que foi o presidente que nos seus dois primeiros anos de mandato fez mais institutos superiores do que o que foi feito nos últimos cinco séculos, 500 anos do Brasil, e que hoje ele lança esse programa de 100 institutos no país inteiro. Sergipe foi contemplado com dois. Estou muito feliz com essa conquista", declarou o Ministro Márcio Macêdo.

O anúncio traz benefícios significativos para a capital sergipana e para a cidade de Japaratuba. Aracaju, somando-se ao campus histórico já presente desde 1909, será contemplada com uma nova unidade, fortalecendo ainda mais o acesso à educação de qualidade no estado. Japaratuba, por sua vez, comemora a escolha para sediar um Instituto Federal, reforçando o compromisso do governo federal em promover o desenvolvimento educacional em todas as regiões do país.

A população de quase 620 mil habitantes desses municípios será diretamente beneficiada pelos investimentos. Os IFs não só oferecem educação profissional e tecnológica, mas também contribuem para o desenvolvimento local, promovendo a geração de emprego e renda nos locais onde estão inseridos.

Os recursos destinados pelo Novo PAC, no valor de R$ 3,9 bilhões, impulsionarão a construção de novos campi e a consolidação das unidades já existentes, com a modernização de infraestrutura e aquisição de equipamentos. Além do impacto direto na educação, esses investimentos gerarão efeitos positivos no setor da construção civil e na economia regional, alinhando-se aos esforços do governo em promover um país mais justo e igualitário.

Nesse contexto, a atuação conjunta da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Ministério da Educação (MEC) demonstra o compromisso do governo em ampliar o acesso à educação de qualidade para todos os brasileiros, influenciando positivamente o futuro do país.