Mulher forte e determinada, Lurian Lula faz 50 anos, escolhendo Sergipe para amar e lutar

Mulher forte e determinada, Lurian Lula faz 50 anos, escolhendo Sergipe para amar e lutar
registro de uma visita recente ao seu pai em Brasília

Nascida em 08 de março de 1974, no dia internacional da mulher, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, Lurian Cordeiro Lula da Silva é a primeira e única filha do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fruto de sua relação com a enfermeira Miriam Cordeiro, com a qual não chegou a ser casada.

Lurian passou boa parte da sua infância, sob os cuidados da sua avó materna, sendo levada desde muito pequena, através de uma tia materna, que era militante do PT, para diversas atividades partidárias.

Com apenas 16 anos, em 1990, Lurian Lula assinou sua ficha de filiação ao maior partido de esquerda da América Latina, o que também foi fundado pelo seu pai.

A filha de Lula também carrega em sua lembrança, com bastante exatidão, momentos de sua infância em que acompanhou a saga do Lula ainda líder sindical e, em seguida, deputado federal constituinte.

Na Universidade Metodista de São Paulo, cursou jornalismo e atuou no movimento estudantil. No tempo de estudante, ela lembrou que chegou a trabalhar como sacoleira, vendendo peças de vestuário para complementar sua renda, enquanto estagiava.

Em seguida, após formado, foi morar e trabalhar em Santa Catarina, onde nasceram os seus dois filhos: Maria Beatriz (29 anos) e João Gabriel (20 anos), frutos de uma união conjugal que se encerrou. Atualmente, também já é avó da Analua, que é filha da Beatriz.

Em sua vasta atuação na gestão pública, na comunicação e, principalmente, na política, Lurian Lula se destaca como sendo a única, entre os filhos do presidente Lula, que demonstra possuir uma maior aptidão política.

A jornalista, quando residiu no estado de Santa Catarina, atuou na assessoria do PT em Blumenau, e também foi secretária de Desenvolvimento Social do município de São José. Além disso, trabalhou em agências de comunicação e pesquisas.

“No período em que morei e servi ao estado de Santa Catarina, a passagem que mais me orgulha foi ter atuado à frente da pasta municipal de Assistência Social, em um município tão importante como São José. Era um tempo ainda de implantação de políticas do sistema SUAS. Foi muito gratificante aprender e aplicar as ferramentas e estruturas de proteção social. Em termos de humanidade, foi a melhor experiência”, relembra Lurian.

Ainda falando sobre políticas sociais, Lurian Lula também teve uma promissora passagem pela cidade de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, localidade que apresenta um dos maiores PIB (produto interno bruto) do estado. Àquela época, através da gestão do então prefeito Washington Quaquá (PT), do qual Lurian foi sua assessora, o município se destacava com suas políticas sociais efetivas, fazendo os ricos recursos advindos da arrecadação do petróleo, serem  revertidos em prol do desenvolvimento econômico e social daquele município.

Em sua participação política nesta importante cidade do estado da Guanabara, Lurian chegou a ser eleita presidente do diretório municipal do PT de Maricá, demonstrando todo o seu potencial político e notável capacidade militante.

Quando o então ex-presidente Lula havia sido preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba, no Paraná, a sua filha se submeteu a uma incansável saga semanal, a fim de visitá-lo todas as quintas feiras, na prisão em que o líder popular amargava os seus mais longos dias. Foram tempos sombrios, mas os fatos atuais denotam a sua volta por cima.

No final de 2019, poucos dias após o seu genitor conseguir finalmente conquistar a sua liberdade, Lurian Lula, resolveu aceitar o convite feito pelo senador Rogério Carvalho (PT), para fazer parte da sua equipe. Ela poderia ter optado por compor a sua equipe de assessoramento direto em Brasília, mas decidiu por residir em um estado nordestino, e o menor em território da federação.

A sua paixão por Sergipe foi algo natural e inevitável. O que antes era apenas uma intenção de residir em um lugar calmo e com mais qualidade de vida, trouxe à sua vida uma nova razão para lutar e amar. Ao conhecer o seu atual namorado, o advogado e sempre militante político e social, Danilo Segundo, ela encontrou alguém com quem firmou uma grande identificação de ideias e sintonia íntima entre almas.

Agora, ao acompanhar a decisão política feita por Danilo, em tentar buscar disputar as próximas eleições para prefeito no município de Barra dos Coqueiros, Lurian Lula resume o que pensa sobre o futuro da antiga Ilha de Santa Luzia: “O exemplo positivo da cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, onde tem oportunidade de trabalhar e que possui características semelhantes às da Barra, em termos de arrecadação, é uma demonstração de que é possível fazer bem mais do que tem sido feito atualmente por aqui. Barra dos Coqueiros é muito rica, mas esse tesouro precisa ser compartilhado com aqueles que mais precisam do poder público. Temos fé que as pessoas entenderão as novas ideias que Danilo deseja implementar”, destaca Lurian.

Através da ilustração de sua vasta trajetória pessoal, profissional e política, esta mulher que carrega em seu DNA a capacidade de luta e a resiliência. Ao longo de seus 50 anos de vida, completados neste 8 de março de 2024, Lurian Lula nos oferece um belo exemplo de mulher forte e determinada, a qual escolheu Sergipe para amar e lutar!