Boquim: Por meio da Emdagro, Jean Carlos realiza mais uma ação em favor de produtores de plantas ornamentais

Boquim: Por meio da Emdagro, Jean Carlos realiza mais uma ação em favor de produtores de plantas ornamentais

Na tarde da último dia 15, o atual diretor de extensão técnica da Emdagro, Jean Carlos, representando a companhia, realizou a entrega do Certificado do Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM) a 14 produtores de plantas ornamentais e gramas, no município de Boquim.

O documento torna-se crucial ao regulamentar a produção e comercialização de mudas e gramas, assegurando o cumprimento das legislações vigentes. Além disso, visa promover a proteção fitossanitária, permitindo a expansão do comércio desses produtos, uma vez que os produtores estarão habilitados a comercializar em todo o Brasil.

 A ausência do RENASEM, apontada pelos produtores de mudas, foi identificada como o principal obstáculo para impulsionar as vendas. Com a regularização proporcionada pelo certificado, abre-se um novo horizonte para o setor, estimulando o crescimento sustentável da produção e do comércio de mudas e gramas em Boquim. “Essa conquista é resultado de uma demanda dos agricultores de plantas ornamentais, identificada por meio de um diagnóstico realizado pelo Governo do Estado, através Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), por meio da Emdagro, em março de 2023”, explica o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, Jean Carlos Nascimento.

A obtenção do certificado proporciona aos produtores acesso ao termo de conformidade, detalhando as mudas a serem comercializadas, os dados do produtor e do responsável técnico, tudo de acordo com a legislação em vigor. Segundo Jean Carlos, o referido termo é um documento emitido gratuitamente pela Emdagro para que o produtor possa transitar comercializando sua mercadoria em todo o Brasil. O Engenheiro Agrônomo Alberto Lima Filho será técnico responsável pela orientação técnica e a elaboração do documento.

 

Análise de solo


Na ocasião, foram entregues os resultados das análises de solo, acompanhados de orientações técnicas da Emdagro sobre adubação e correção do solo. Essa iniciativa também surgiu como resposta a uma demanda identificada no diagnóstico realizado ano passado.

“Em 2023, sob a iniciativa da Diretoria Técnica da Emdagro, a empresa mergulhou nesse universo das plantas ornamentais como forma de desenvolver a cadeia produtiva. Fomos até a comunidade, em Boquim, e realizamos pesquisa com 100 produtores, quando sentimos a necessidade de realizar um amplo diagnóstico sobre a situação deles. Com os primeiros levantamentos, foi possível verificar alguns gargalos para o desenvolvimento da cadeia, a exemplo do Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), problemas com pragas e doenças, irrigação deficitária e análise de solo para correção do plantio”, comentou a responsável pelo programa de plantas ornamentais da Emdagro, Engenheira Agrônoma Eugênia Maria Ramos.

Essa é mais uma ação do ex-prefeito de Boquim e atual diretor da Emdagro, Jean Carlos, em prol de produtores de plantas ornamentais de sua terra natal.