Alessandro e o reposicionamento que poderá modificar rumo..

Alessandro e o reposicionamento que poderá modificar rumo..


O senador eleito em 2018, de maneira surpreendente e midiática, Alessandro Vieira (PSDB), desenvolveu os seus primeiros quatro anos de mandato de uma forma inovadora, muito diferente do habitual na política nordestina, a qual sempre teve fortes traços clientelistas e de amarrações políticas baseadas em conchavos e do "compadrio".

O senador bem que tentou emplacar uma nova forma de direcionar suas emendas parlamentares aos municípios, através de critérios impessoais, onde a própria sociedade decidia diretamente o destino dos recursos.

Porém, essa postura politicamente correta adotada por Vieira, não teria sido muito compreendida pela grande massa e, muito menos, isso lhe proporciou fisgar apoios políticos ao seu projeto eleitoral.  nosso Estado é muito pequeno em território, e ainda tem um viés muito provinciano, bastante arraigado nas tratativas pessoais.

Desta forma, a tal "nova política" proposta por Alessandro na primeira metade de seu mandato senatorial, não foi capaz de o favorecer seus resultados eleitorais nas eleições de 2022, quando este tentou ser governador.

Entretanto, nós enxergamos que, ainda, nada está perdido. É importante frisar que fase não é fim, ele ainda tem longos 4 anos pela frente enquanto senador. Ainda terá oportunidade de modificar estratégias e rumos.

Exemplo bem marcante disso nós vimos anos atrás, com o então senador Almeida Lima, o qual nos seus primeiros anos no senado esteve desgastado bem mais do que Alessandro, e na ocasião, muitos diziam o ex parlamentar já estaria liquidado para a política.

Ledo engano, pois Almeida ainda teve uma boa sobrevida política. Quando este começou a atuar diretamente junto a prefeitos e lideranças do interior, através da liberação de volumosas verbas, fazendo a amarração de emendas para locais que lhe dessem  garantia de retorno político, o jogo modificou por completo e Almeida Lima ainda conseguiu se eleger Deputado federal com boa folga de votos.

Pelo visto, aparentemente, o senador Alessandro teria despertado para esta inevitável realidade política, e estaria começando a atuar de maneira mais política à partir deste ano. Prova disto, foram recentes encontros para entendimentos com o prefeito de Estância, Gilson Andrade (PSD), e, também, junto ao prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo (MDB).

Se Almeida, que tinha uma imagem bem mais desacreditada que Alessandro, conseguiu se tornar viável eleitoralmente naquele tempo passado, imagine o atual senador que mantém uma atuação parlamentar sem grandes ressalvas.

Agora, muito bem entrosado politicamente com o atual governador Fábio Mitidieri (PSD), não duvidem se Senador Alessandro Vieira (PSDB), consiguir se reposicionar ao ponto de chegar nas eleições de 2026, em plenas condições eleitorais de ser novamente senador ou, no pior dos cenários, ser eleito federal, através de um formato tradicional de fazer política..


Por: Flavão Fraga - Jornalista.