Destaque Nacional: Gilson dos Anjos é eleito vice-presidente da ASBRAER.

Destaque Nacional: Gilson dos Anjos é eleito vice-presidente da ASBRAER.

Um importante instrumento de ações transformadoras, voltadas a assistência técnica rural, é a ASBRAER (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural).

Criada em 21 de março de 1990, a entidade possui 28 instituições estatais de todo país. Esta associação tem como objetivo principal, garantir a assistência técnica necessária aos agricultores familiares, promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades do campo. 

Na última sexta-feira, 17 de março, foi eleita a sua nova diretoria, através do seu novo presidente, Natalino Avance de Souza, a 63ª Assembleia da Asbraer contou com 25 das 28 associadas.Além destas, outras que também buscam associar-se.

Na ocasião, também prestigiaram a reunião, representantes dos seguintes Ministérios e órgãos: Agricultura e Pecuária, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Embrapa, parlamentares e secretários de Estado. 

Nesta assembleia, o sergipano Gilson dos Anjos, foi eleito vice-presidente nacional de Pesquisa. Esta conquista, faz integrar Gilson ao grupo de sergipanos que ocupam espaços importantes no âmbito nacional, mostrando a qualidade dos profissionais e personalidades políticas do estado. Desta feita, o atual presidente da Emdragro, atuará em um espaço importante para investimento e desenvolvimento econômico do país. 

“Foi uma disputa acirrada, uma eleição onde quem sai vitorioso é o nosso estado e em especial o agricultor familiar, teremos mais um importante espaço de construção e desenvolvimento do setor agrário de Sergipe” falou Gilson dos Anjos. 

A nova diretoria assume a instituição até 2027, também será composta pelos seguintes membros:  Luciano Brandão (Rondônia) - vice-presidente nacional, e Gilson dos Anjos (Sergipe) - vice-presidente nacional de Pesquisa, Natalino (Paraná) - diretor de Extensão Rural do IDR,  Diniz Dias D’Oliveira - reeleito para o Conselho Fiscal pela terceira vez. Foram eleitos para o Conselho Fiscal:  Cláudio Bortolini (Minas Gerais) - que assume a presidência; Loislene Trindade (Distrito Federal), Daniel Pinto (Amazonas), Sandro Montenegro (Maranhão) e Célio Haverroth (Bahia), como suplentes.  

 

Por: André Menezes.