OAB/SE: A inovadora gestão de Danniel Costa - Por: João Augusto Botto Nascimento

OAB/SE: A inovadora gestão de Danniel Costa - Por: João Augusto Botto Nascimento

O estoicismo, tão em alta nestes tempos, ensina que olhar para frente é sempre bom. Melhor ainda é olhar além, para o horizonte que não se vê. É com esse espírito que observo a gestão inovadora em curso na Seccional Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil, por desempenhar um papel vital na promoção da justiça e na defesa dos direitos da advocacia.

Sob a liderança de Danniel Costa, a OAB/SE alcançou marcos significativos, refletindo a dedicação e o compromisso de uma gestão focada no bem-estar da classe e na melhoria do sistema judiciário. Ao assumir a presidência da instituição há dois anos e meio, esse jovem dinâmico e engajado encontrou uma série de desafios que despertaram nele o espírito de inquietação e ação.

Desde a necessidade de novas varas de Justiça até o fortalecimento do papel da mulher na advocacia, as metas eram ambiciosas, mas essenciais. Não à toa, numa cerimônia de abertura de uma nova vara em Lagarto dias atrás, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ/SE), desembargador Ricardo Múcio, elogiou o esforço incansável da diretoria da OAB/SE: “Deve-se muito ao trabalho da nova gestão da OAB, do doutor Danniel Costa, e dos advogados que a compõem, que insistentemente foram ao nosso tribunal demonstrando essa necessidade emergencial da instalação”.

Recentemente, uma consulta interna realizada pela OAB/SE revelou um índice de aprovação impressionante: 92,7% dos advogados aprovam a gestão de Danniel Costa. Esse resultado reflete não apenas a eficiência administrativa, mas também a confiança depositada na liderança do presidente. Com a eleição se aproximando em novembro, essa aprovação é um indicativo claro de que Danniel Costa será um forte candidato à reeleição, por representar com notabilidade a classe.

Outra conquista significativa da atual gestão da Ordem foi a posse da primeira procuradora da Procuradoria Especial da Mulher do Sistema OAB, a advogada Clara Arlene Ferreira. Esse instrumento, criado há poucas semanas, é uma iniciativa pioneira no país e resultado do Protocolo Unificado de Acolhimento de Vítimas de Violência Sexual e de Gênero, uma iniciativa também pioneira da atual gestão e que foi amplamente elogiada pelo colegiado do Conselho Federal. Na mesma solenidade, também foi empossada a Ouvidora da Mulher, a advogada Marta Soraya Andrade.

A criação da Procuradoria Especial da Mulher e da Ouvidoria da Mulher representa um avanço notável na proteção e apoio às mulheres advogadas e às mulheres vítimas de violência. Essas iniciativas são fundamentais para garantir um ambiente mais seguro e justo à atuação feminina no campo da advocacia e além. Servirão de modelo para as demais seccionais da Ordem no país.

Apesar das conquistas, a gestão de Danniel Costa segue enfrentando desafios. Manter as vitórias alcançadas e implementar melhorias são objetivos constantes. Entre as metas futuras estão a ampliação de serviços e a criação de novas oportunidades de desenvolvimento profissional. Por tudo isso, a inovadora gestão da OAB/SE é um exemplo de eficácia e compromisso com a classe e a justiça. Suas realizações não apenas melhoraram o funcionamento do sistema judiciário, mas também fortaleceram o papel da Ordem como instituição vital para a advocacia e a sociedade.

 

[*] Advogado, membro da Anacrim/SE e secretário-geral do Fórum Brasileiro de Direitos Humanos.