Em café da manhã com Movimentos Sociais no Palácio, do Planalto Ministro Márcio Macêdo destaca diálogo e fortalecimento de políticas públicas

Em café da manhã com Movimentos Sociais no Palácio, do Planalto Ministro Márcio Macêdo destaca diálogo e fortalecimento de políticas públicas
Fotos: Graccho

A Secretaria-Geral da Presidência da República, liderada pelo ministro-chefe Márcio Macêdo, recebeu nesta quarta-feira (3) alguns representantes dos movimentos sociais para um café da manhã no Palácio do Planalto. O encontro foi uma prévia do lançamento do Plano Safra 2024/2025 em Brasília.

Durante o evento, o Ministro agradeceu a presença dos representantes e destacou a importância de manter o diálogo: “Quero aqui agradecer a presença de vocês para conversar e matar a saudade. Aproveitar que estão todos aqui em Brasília, manter esse hábito da presença aqui no Palácio dos movimentos e lideranças, que são muito caros e simbólicos. Porque passamos seis anos sem nem aparecer na porta, e muitos sendo até perseguidos. Bem-vindos”.

Márcio Macêdo apresentou a nova secretária Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Kenarik Booujikan. Também presentes o secretário-executivo substituto Flávio Schuch, o chefe de gabinete Pedro Lopes, o chefe de gabinete da secretaria executiva Marcelo Fragoso e o assessor Sérgio Godoy.

Representantes dos movimentos sociais reafirmaram a importância do trabalho da Secretaria-Geral. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Aristides Veras dos Santos, destacou o papel de Márcio Macêdo: “Quero focar no papel que você, Márcio Macêdo, tem representado para nós, e aqui você tem muitas entregas importantes. Você faz o processo da articulação, faz os contatos e abre portas”. Maria Josana de Lima Oliveira, da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (CONTRAF), convidou o Ministro para o 1º Festival Nacional da Agricultura Familiar – FENAF “Cultivando Saberes, Sabores e Tradições”, que será realizado em Brasília (DF) no dia 25 de julho.

Após responder às demandas dos movimentos, Márcio Macêdo garantiu que todas as solicitações serão atendidas o mais breve possível.

O Ministro avaliou o evento como positivo e ressaltou a importância dos anúncios do governo federal sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Agroecologia e meio ambiente. Ele concluiu: “Foi muito importante. Essa interação é fundamental para ajustarmos as políticas públicas e para passarmos informações sobre o que o governo está fazendo e recebermos feedback das políticas que ainda não chegaram na ponta, no Brasil”.

 

Entidades que participaram do evento:

Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – CONTAG

Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais – MPP

Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA

Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil – CONTRAF

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST

Confederação Nacional da Agricultura Familiar – CONAF

Movimento Pela Soberania Popular na Mineração – MAM

Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ,

Movimento dos Trabalhadores do Campo – MTC

Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB

Movimento Camponês Popular – MCP

Comissão Pastoral da Terra – CPT/CNBB

Rede Nacional de Colegiado dos Territórios – RNCT.

 

Fonte: Governo Federal