Verão Sergipe incentiva turismo interno e aumenta autoestima dos moradores da Ponta dos Mangues, em Pacatuba
No seu segundo final de semana, o Verão Sergipe 2024 chegou à Ponta dos Mangues, no município de Pacatuba, na noite desta sexta-feira, 19. Uma realização do Governo do Estado, o evento retorna após mais de dez anos de suspensão com a proposta de movimentar o interior do estado com atividades culturais e esportivas, consolidando Sergipe como destino turístico durante o verão. A iniciativa reflete o compromisso do governador Fábio Mitidieri com a interiorização das políticas governamentais e com o fomento à cultura, ao turismo e à economia, por meio da realização de grandes eventos.
A 116 quilômetros da capital sergipana, Aracaju, o município de Pacatuba se destaca pela preservação ambiental, tendo opções de turismo e lazer ecológicos e paisagens repletas de pântanos, manguezais, dunas de areia, croas e uma rica fauna, sendo a Ponta dos Mangues considerada uma das mais belas praias da região Nordeste. Por lá, o público vibrou ao som das atrações da primeira noite do Verão Sergipe 2024.
Sede do evento pela primeira vez, a população aprovou a iniciativa do governo de movimentar o interior do estado com grandes espetáculos. A professora Ana Cristina, de 50 anos, é moradora do município e acredita que a festividade beneficiará bastante os cidadãos pacatubenses. “Foi maravilhoso! Com certeza voltarei amanhã. Estou ansiosa para ver Nando Reis. É ótimo para a geração de renda da nossa cidade, com o comércio e o turismo”, declarou.
Também morador de Pacatuba, o motorista de caminhão Elder Rodrigues, 40, levou a esposa, Daniela, e a filha, Marianne, para assistir aos shows da primeira noite do Verão Sergipe no município. “Um evento desse porte na nossa cidade, acontecendo pela primeira vez, só engrandece a riqueza do nosso município, enaltece a economia e alegra a população, que se faz presente e vem viver este momento tão especial. Estamos animados para o show de Saulo”, considerou.
Já o estilista Luiz Fernando, 27, também é natural de Pacatuba, mas mora em Aracaju, e viajou para a cidade natal especialmente para curtir o Verão Sergipe. “O governador traz essa iniciativa aqui para o interior, na Ponta dos Mangues, essa praia incrível, maravilhosa, gerando emprego para a população toda aqui de Pacatuba. Achei incrível. Vim especificamente para curtir Bhaskar, e voltarei amanhã e domingo. Só retorno para Aracaju na segunda-feira”, disse.
Turismo interno
O casal Monique Bispo e Ernesto Lourenço, ambos de 43 anos, viajou de Aracaju até Pacatuba para conferir o final de semana do Verão Sergipe. Eles contaram que ainda não conheciam o município e por isso consideraram o evento uma ótima iniciativa da gestão estadual para promover o turismo interno no estado. “Estamos descobrindo Pacatuba por conta do Verão Sergipe. É a primeira vez que estamos aqui. Aproveitamos para nos hospedar aqui, conhecer a região, passar o final de semana. Fiquei surpresa com a organização e muito animada”, revelou a servidora pública.
Prova de que o Verão Sergipe tem estimulado o turismo interno no estado é o caso da autônoma Hellen Kelenn, 30, que saiu da capital sergipana para conhecer Pacatuba. Ela comprou um passeio turístico junto a uma agência de viagens, que incluía o final de semana do Verão Sergipe. “Eu estava fazendo um passeio para cá e aproveitei para fazer também um passeio para curtir o show. Foi tudo muito bonito, organizado, bem trabalhado, a estrutura e o palco estão bem bonitos”.
Comércio
Além de incentivar o turismo no estado, o Verão Sergipe também tem aquecido a economia dos municípios por onde tem passado. Para o vendedor ambulante Jackson Pereira, 38, morador do município, o evento foi uma oportunidade para garantir uma renda extra. “Eu vivo do comércio há muito tempo, cerca de 15 anos, mas hoje é a primeira vez que estou trabalhando em um evento. É uma festa linda e trouxe muito público, muita gente para conhecer a nossa terra. Eu tenho certeza que vamos levantar um dinheirinho. Nunca imaginei que teríamos um evento como este na cidade. É muito bom, muito bom mesmo! Era realmente necessário que o governo trouxesse essa iniciativa para cá”.
A vendedora ambulante há cerca de 20 anos, dona Maria do Carmo Lourenco, 60, é nativa da região da Ponta dos Mangues. Segundo ela, nunca havia sido realizado um evento do porte do Verão Sergipe no local. “A Ponta dos Mangues nunca teve nada parecido com o Verão Sergipe e espero que não tenha só esta vez, mas que venha mais vezes. Eu sou filha daqui, natural daqui. Estou com 60 anos e é a primeira vez que vejo um governador fazer o que está sendo feito na Ponta dos Mangues”, considerou.
Programação
Abrindo a programação desta sexta, a banda sergipana de reggae Reação, com mais de 20 anos de estrada e uma história de resistência e fé, é veterana no Verão Sergipe, tendo participado de várias edições anteriores. Para marcar seu retorno ao evento, o grupo levou para o público um repertório que incluiu músicas desde o seu primeiro álbum, ‘Na força da fé’, até o mais recente, ‘Erga-se’, que conta com a participação do cantor Marcelo Falcão, d’O Rappa.
Para um dos fundadores, vocalista e guitarrista da banda, Júnior Moziah, a volta do Verão Sergipe é fundamental para o setor cultural no estado. “É como um encontro com um velho amigo. Esse festival sempre trouxe grandes ícones da música estadual, regional e também do Brasil. É de grande importância para o nosso estado, porque traz uma leitura mais alternativa da musicalidade. A banda Reação vem na contramão dos streams convencionais, contrariando as estatísticas, dando voz a quem não tem, e para nós é um grande orgulho estar novamente no Verão Sergipe”, considerou o artista.
A atração mais esperada da noite foi o cantor baiano Saulo Fernandes, um dos maiores nomes do axé do país. O artista já esteve em terras sergipanas incontáveis vezes, principalmente em época de Carnaval, mas no município de Pacatuba foi a sua estreia, e não poderia ter sido melhor. “Foi a minha primeira vez em Pacatuba. Achei maravilhoso, uma estrutura incrível! O público sergipano é incrível em todas as situações. Se pudesse eu viria todo final de semana. E aqui, em Pacatuba, foi uma surpresa boa. Acho que a gente está caminhando para viver momentos bonitos daqui para frente, e de alguma maneira as pessoas redescobrirão este lugar. Esse show foi um pontapé importante para as coisas maravilhosas que virão para cá”, expressou.
Tirando o público do chão, o DJ Bhaskar levou o melhor da música eletrônica para a Ponta dos Mangues. Tocando pela segunda vez em Sergipe e pela primeira em Pacatuba, o artista aprovou a nova experiência. “Sempre que a gente vai para um lugar novo ficamos naquela expectativa de como é que o público vai receber, mas senti que aqui o pessoal estava realmente esperando o show. Recebi muitas mensagens antes e isso é um sinal de que a gente está sendo bem recebido. O show foi incrível, foi muito legal toda a energia da galera. Eu sinto que trazer música eletrônica para algumas cidades do interior é um processo importante de apresentar música nova, então acho que hoje a gente fez a nossa parte aqui”, ressaltou.
Quem fechou a noite foi o cantor sergipano de pagode Nona. Segundo ele, a valorização dos artistas locais demonstra um compromisso do Governo do Estado com a cultura sergipana. “É especial demais estar aqui pela primeira vez no Verão Sergipe e quem tem a ganhar é o público que veio até Pacatuba. O Governo do Estado está de parabéns! Sempre abrindo portas para os artistas locais, que merecem estar aqui e ter destaque no cenário do estado. Isso valoriza a cultura de Sergipe e as pessoas gostam de ver os artistas locais inseridos no calendário de eventos”.
A programação do Verão Sergipe continua neste sábado, 20, e domingo, 21, com mais música e atividades de esporte e lazer. No próximo final de semana, dias 26, 27 e 28, o evento chega ao município de Canindé de São Francisco, no alto sertão. Já no primeiro final de semana de fevereiro, dias 2, 3 e 4, é a vez da praia de Pirambu receber o Verão Sergipe, que se estende até o Carnaval do Abaís, em Estância, nos dias 9, 10 e 11.
Verão Sergipe
O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu e Deso.
Fonte: Secom / Governo de Sergipe