Venâncio Fonseca aponta "ingratidão" de Thiago de Joaldo a Mitidieri e Laércio e revela bastidores da eleição de 2022

08/10/2025 às 12:44:35

Durante entrevista concedida na manhã desta quarta-feira (08) ao radialista Marcos Aurélio, no programa Jornal da 103, da Rádio 103 FM, o ex-deputado estadual e atual secretário de Articulação com os Municípios, Venâncio Fonseca, fez duras críticas ao deputado federal Thiago de Joaldo (PP), que recentemente passou a se posicionar como integrante da oposição ao governo de Fábio Mitidieri (PSD).
Com tom firme e direto, Venâncio classificou o parlamentar como “injusto e ingrato”, destacando que a eleição de Thiago contou com o empenho direto de importantes lideranças, a pedido do governador Fábio Mitidieri e do senador Laércio Oliveira (PP).
“Thiago é um jovem inteligente. Mas nas suas falas ele tem sido muito injusto. Muito ingrato, por sinal. A palavra certa chama-se ingratidão”, afirmou o secretário.
Venâncio revelou detalhes da campanha de 2022, afirmando ter participado ativamente da articulação que garantiu a vitória de Thiago, destacando o envolvimento de aliados fortemente ligados a Mitidieri e Laércio.
“Participei da formação da chapa. Houve uma participação efetiva — repara o termo — efetiva, na vitória de Thiago. O governador Fábio Mitidieri solicitou o apoio dos amigos pra ele”, destacou.
Segundo o secretário, Thiago teria recebido cerca de 9.767 votos provenientes de articulações do grupo governista, citando exemplos como Poço Verde (2.189 votos), Porto da Folha (4.608 votos) e Boquim (2.942 votos), onde o então prefeito Eraldo de Andrade, aliado de Laércio e de Mitidieri à época, teria contribuído decisivamente.
“Se você somar, dá cerca de 9 mil votos. Ele ganhou de Capitão Samuel por quantos? Essa diferença foi o apoio do governador e de Laércio”, pontuou.
Venâncio também lembrou que Thiago rompeu com seus principais apoiadores logo após a eleição, demonstrando desprezo por aqueles que o ajudaram a conquistar seu primeiro mandato.
“Ele brigou logo com quem? Com Laércio. Depois, com Fábio. Um dos motivos deve ter sido porque perdeu Itabaianinha. Mas o governador não tem culpa alguma dessa derrota. Isso são dados”, completou.
Encerrando o assunto, o ex-deputado resumiu seu sentimento em uma palavra:
“E resumindo tudo isso, chama-se o quê? Ingratidão.”
A fala de Venâncio repercutiu intensamente na política sergipana, revelando bastidores que evidenciam a postura incoerente adotada pelo deputado federal Thiago de Joaldo, que recentemente passou a assumir um papel de opositor ao governador que contribuiu decisivamente para sua eleição. Thiago afirma que Mitidieri estaria atuando para retirar seu apoio de importantes lideranças nos municípios, mas esquece de reconhecer que, no passado, recebeu total apoio do governador e de aliados, que depois teriam sido retribuídos com ingratidão.