Socorro participa do lançamento do programa ‘Município Mais Seguro’ em Brasília

Uma comitiva da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro participou, nesta quarta-feira, 22, do lançamento do programa ‘Município Mais Seguro’, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília. A iniciativa prevê o investimento de cerca de R$ 170 milhões para fortalecer a segurança pública municipal em todo o país, com foco na valorização e qualificação das guardas municipais.
A comitiva de Socorro foi composta pelo prefeito Samuel Carvalho, pelo secretário municipal da Defesa Social, coronel Márcio Lima, pelo comandante da Guarda Municipal, Renilton Santos, e pelo procurador-geral do município, Carlos Krauss.
O programa vai viabilizar a aquisição de equipamentos de proteção individual, como coletes balísticos e instrumentos de menor potencial ofensivo, além da capacitação contínua dos guardas municipais, com cursos voltados à prevenção da violência, uso qualificado e diferenciado da força e policiamento comunitário.
“Um momento muito especial. O programa reflete a preocupação do Governo Federal em fortalecer as Guardas Municipais, e a nossa presença aqui representa o compromisso da nossa gestão em cuidar da população de Socorro, fortalecendo a segurança e valorizando os profissionais que atuam na linha de frente da proteção dos nossos cidadãos”, disse o prefeito Samuel Carvalho.
Segundo o secretário Márcio Lima, o município de Socorro está entre os que atendem aos critérios necessários para serem contemplados pelo programa. “Os municípios elegíveis para participar do programa, nessa primeira fase, são aqueles com mais de 100 guardas municipais, e a nossa guarda tem 157 membros, então faz parte do rol”, explicou.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançará uma chamada pública para a seleção de projetos municipais voltados ao fortalecimento da segurança pública local. Serão publicados dois editais: um voltado ao apoio à estruturação da gestão da segurança pública municipal e outro destinado ao fortalecimento das Guardas Municipais. Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública.











