Sessão Especial, com autoria de Elber Batalha, celebra Dia do Maçom

21/08/2025 às 18:16:27

O Dia do Maçom foi marcado em Aracaju com uma Sessão Especial de autoria do vereador Elber Batalha (PSB) na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 20. A ocasião foi marcada por relatos, homenagens e a entrega da Moção de Gratidão ao parlamentar.

 

A data é comemorada no Brasil desde 20 de agosto de 1822, quando aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", no Rio de Janeiro.

 

José Genival de Andrade, Grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, discursou e falou sobre uma das suas missões. “A Maçonaria é uma obra inacabada e,  cada um de nós, é um pedreiro dessa grande construção. Que possamos com fé no grande universo trabalhar incansavelmente pela paz, pela justiça e pelo futuro das próximas gerações”, declarou.

 

José Augusto Pinheiro, representante do GOB/SE, também fez o seu pronunciamento e destacou os princípios da instituição que são a liberdade, igualdade e fraternidade. “Ser maçom é uma escolha maravilhosa e a Maçonaria nos escolhe. É isso que nos leva a agir e trabalhar sempre pensando no próximo”.

 

De acordo com o Grande Secretário de Relações Paramaçônicas da GLMESE, Anderson Defon, a Maçonaria não é uma instituição secreta, mas sim discreta. “Momentos como essa sessão são oportunos para a nossa ordem, já que aparecemos para a sociedade e nos comunicamos diretamente para além dos estereótipos que nos são impostos. Nós não podemos perder a oportunidade de mostrar quem somos, nossa missão é muito mais profunda do que isso. A nossa mensagem não envelhece e se renova na medida que os problemas da sociedade também se renovam. Estamos firmes nos pilares da defesa daquilo que acreditamos”.

 

Aldo Fontes de Souza, Grande Secretário de Relações Interiores, reforçou a diferença dos maçons na sociedade. “Ser maçom, é aquela pessoa que foi observada por outro maçom e visto nela características que podem fazer com que ela cresça, evolua e transmita conhecimento para outras pessoas. Trabalhamos para que o mundo seja melhor depois de nós”, comentou.

 

Wilson Torres, representante do GOB Nacional, usou o seu tempo para ler uma mensagem enviada por Ademir Cândido, o soberano Grã-mestre geral. “Vivemos um tempo desafiador e crítico. Cabe a nós renovar o compromisso de sermos líderes, construtores de pontes e defensores da democracia. O futuro ainda não foi escrito, porém nossas ações no presente irão definir que receberemos e merecemos como maçons”, mencionou de parte do texto.

 

Na solenidade, Elber recebeu das mãos de Wilson a Moção da Gratidão pelos serviços prestados e reconhecimento da Maçonaria. O vereador Levi também participou da sessão e recebeu a honraria.

 

Para Elber, esse dia tem uma grande importância. “A Maçonaria é uma instituição centenária trazendo junto consigo seus conceitos, sua ideia de formação de uma sociedade dinâmica e igualitária. Além disso, agrega vários trabalhos comunitários de forma silenciosa com ações em todo mundo e aqui em Aracaju também”, disse.

 

Na tribuna, o vereador agradeceu a presença de todos. “Quem faz parte, faz da Maçonaria parte das suas vidas. Nela, edificando relações e concretizando atividades que modificam as vidas das pessoas. Temos nela vários exemplos de homens que fizeram  parte da mudança do mundo”.