Realização do Verão Sergipe em Pirambu já movimenta economia local
O município de Pirambu, distante 30 quilômetros de Aracaju, se prepara para receber o Verão Sergipe nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro. Mais que a realização de shows artísticos e atividades esportivas, o evento, que retornou após mais de dez anos da sua última edição, promete movimentar a economia e impulsionar o turismo na região. O Verão Sergipe é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu – municípios-sede do evento –, além da Deso.
Atenta à movimentação provocada pelo Verão Sergipe na região, Gleiciane Santos, vendedora de uma mercearia do Centro de Pirambu, já se prepara para aproveitar a oportunidade. “É um benefício grande para a gente do comércio, porque o movimento aqui gira por meio do turista. O Verão Sergipe vem logo antes do Carnaval, então acaba virando uma programação só. É bem interessante o Governo do Estado lembrar do interior, para que a atividade não fique só em Aracaju. Tem muito tempo que não tem festa desse tipo aqui. Então, estava precisando trazer de volta”, analisou a trabalhadora, que tem 20 anos de experiência no comércio.
O setor de bares e restaurantes também comemorou o fato de o Verão Sergipe ser realizado no município neste ano. O empresário e proprietário de um restaurante localizado próximo ao local do evento, Rui Bolivar, destacou que mais festas como essa precisam acontecer fora da capital sergipana. “É preciso interiorizar o turismo, porque aqui na região temos locais muito bonitos, como o chamado pantanal nordestino, que não são conhecidos. Além disso, temos a SE-100, que facilita a mobilidade”, afirmou, ao analisar a realização do Governo de Sergipe.
De acordo com o empresário, o restaurante já começou a se preparar para a época. “Estamos nos organizando para melhor atender a demanda. Outra coisa importante é ter artista daqui para valorizar a prata da casa. Acredito que vai dar certo, até porque se deixar o foco só em Aracaju não cabe. Por isso, é fundamental essa parceria do governo com as prefeituras”, disse.
A população da região aguarda com expectativa a realização do evento. O técnico em Informática Gilvenício Souza Santos mora há 46 anos em Pirambu e avalia que a programação é uma boa maneira de movimentar a economia. “No fim do ano, por exemplo, teve festa com algumas bandas que movimentaram a cidade. No Verão Sergipe vai ser maior ainda. Para o comércio é muito bom, e a gente da cidade também vai para curtir. Fora que tem a parte esportiva também, que é um incentivo”, comemorou.
Turismo
Além de movimentar a economia, o turismo em direção ao litoral norte de Sergipe já tem aumentado. A moradora de Aracaju Ana Cruz foi acompanhada da cunhada, Virgínia Barroso, para a praia de Pirambu para aproveitar as férias. “A gente sempre vem aqui em Pirambu, para relaxar. Esse Verão Sergipe é uma maravilha, porque as pessoas não precisam sair daqui para ter uma diversão. É ótimo movimentar o interior, para ajudar o pessoal financeiramente”, destacou.
O município de Pirambu tem a sua economia baseada no cultivo do coco, mandioca, manga e milho. Além disso, tem foco na atividade pesqueira de camarões e peixes, na mineração dos depósitos de sal-gema, potássio, magnésio e petróleo, e na extração de barro, no Povoado Aguilhadas. Devido à proximidade com a praia, o turismo é mais uma fonte de renda para os moradores da localidade.
Programação
Para o município de Pirambu, o Governo do Estado preparou uma programação artística que promete reunir grandes nomes da música sergipana e nacional. Na sexta-feira, 2, os shows têm início às 20 horas, com o Art Mania, Xande de Pilares, Psirico e Cid Natureza. Já no sábado, 3, é a vez de Maysa Reis, Tayrone, Saia Elétrica e Marcelo Balla.
Já a programação esportiva reúne modalidades bem diversas, que vão atrair às areias do município do litoral norte atletas e adeptos das atividades físicas para participar ou assistir as competições, que acontecem no sábado, 3, e no domingo, 4, pela manhã e tarde.
Fonte: Secom / Governo de Sergipe