Prefeita de Pedrinhas precisa explicar a gastança milionária com contratos de consultorias

15/03/2024 às 01:35:22

A atual prefeita do município de Pedrinhas, France de Domingos, vem realizando um final de gestão marcado pela aquisição do apoio de inúmeros ex-adversários de seu agrupamento. Atualmente, a câmara de vereadores local quase não possui mais oposição, uma vez que a prefeita vem realizando uma política intensa de atração de novos aliados, custe o que custar.

Por este motivo, o silêncio na política pedrinhense tem sido profundo, com poucas vozes se levantando em oposição a atual administração. Por isto, fiscalização e o controle social quase não existe por lá neste momento.

Buscando realizar o nosso trabalho jornalístico, resolvemos dar vazão a uma denúncia anônima, que foi enviada por uma pessoa de Pedrinhas a este portal. 

Conforme documentos extraídos do portal da transparência da prefeitura do município, ficou constatado que a gestão da atual prefeita, France de Domingos, somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, já empenhou cerca de R$ 950 mil em contratos com empresas ou profissionais de consultorias, em diversas áreas. Um valor exorbitante e que chama bastante atenção pelo seu grande volume em recursos gastos.

Segundo a nossa fonte, em todo o ano anterior, de 2023, a prefeitura de Pedrinhas teria gastado quase R$ 1 milhão em contratos de consultoria. Porém, pelo visto neste momento, nos dois primeiros meses deste ano, a gastança com contratos de consultoria teria se avolumado, torrando quase o mesmo valor do ano anterior inteiro.

Diante de tais fatos, ficam algumas questões: O porquê de tantos contratos em consultoria? O município de Pedrinhas realmente necessita de todos estes serviços? Os valores estão compatíveis aos serviços previstos em contrato?

Os órgãos de fiscalização e controle, a exemplo do MP, TCE, Câmara de vereadores, entre outros, precisam lançar uma lupa investigatória sobre estes contratos de consultoria. É muito dinheiro que falta em algumas áreas fundamentais, servindo para manter contratos não tão importantes.

 

Segue valores empenhados destes contratos, durante janeiro e fevereiro de 2024: