Prazo para pagar licenciamento de veículos com placa final 6 encerra 31 de julho

11/07/2024 às 11:38:42

Informe Publicitário:

 

Proprietários de veículos de Sergipe com placa com final 6 devem ficar atentos: o prazo de pagamento do licenciamento anual encerra no dia 31 de julho. Pagar o licenciamento em dia é fundamental para evitar transtornos legais e financeiros, além de garantir a segurança jurídica e operacional do veículo.

Para efetuar o pagamento, os proprietários têm diversas opções. Pode ser realizado através do site oficial do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), acessando a área dedicada a veículos e selecionando a opção de Licenciamento Anual (CRLV), onde é possível emitir o Documento de Arrecadação Único (DUA). Além disso, o DUA pode ser obtido pelo aplicativo Detran/SE, disponível para dispositivos iOS e Android, e também nos caixas eletrônicos do Banese.

Outra facilidade oferecida é a opção de parcelamento do valor do licenciamento através do cartão de crédito, bem como o pagamento via modalidade PIX.

Após a quitação do licenciamento anual, os proprietários precisam acessar novamente o site do Detran/SE para emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) do exercício 2024. 

Licenciamento

O licenciamento anual é um procedimento de pagamento obrigatório que determina quais são os veículos certificados a circular nas vias de trânsito brasileiras. É por meio dessa taxa que o CRLV é emitido ou renovado.  

Por se tratar de um documento obrigatório, motoristas que forem flagrados dirigindo na sua ausência, serão penalizados. Atualmente, essa infração é considerada grave, com aplicação de multa no valor de R$ 293,47. Além disso, o condutor também acumula 7 pontos na carteira de habilitação e o veículo fica sujeito à remoção, até que a situação seja regularizada.

O licenciamento só fica disponível aos motoristas que quitarem todas as pendências do veículo. Entre elas: multas de trânsito; valor do IPVA 2024; seguro DPVAT (zerado de 2021 – 2023); possíveis bloqueios judiciais ou administrativos.

 

 

Fonte: Ascom/ Detran-SE