Flavão Fraga

Ministro Márcio Macedo participa de encontro da juventude da CNB e destaca importância da militância política

19/10/2024 às 18:33:02

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, esteve presente neste sábado (19) no Encontro Estadual do Coletivo ParaTodos, realizado na sede estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Aracaju. O evento, que reuniu a juventude da CNB (Construindo um Novo Brasil) e representantes do movimento estudantil, discutiu temas centrais como cidadania, participação social e os desafios políticos enfrentados pelo Brasil. A CNB, corrente interna do PT, tem se destacado pela mobilização jovem em torno de questões fundamentais para o país.

Durante sua fala, Macedo reforçou a importância da militância e compartilhou sua trajetória no movimento estudantil e no PT. “Eu estou ministro de estado do Brasil, do governo do presidente Lula, mas eu sou militante. Sou militante do maior partido de esquerda da América Latina, o PT, e fruto da luta da juventude e do movimento estudantil”, afirmou. Ele ainda alertou para os perigos da negação da política, afirmando que “negar política é dar espaço para o fascismo”. O ministro elogiou a juventude que, em pleno sábado, escolheu se reunir para debater política e formação, ressaltando a relevância dessa postura para o fortalecimento da democracia.

No encontro, foram debatidos diversos temas de relevância social, como cultura, educação, esporte, lazer, diversidade, igualdade e os desafios relacionados à crise climática. “Estamos discutindo como a política nos impacta em todos os aspectos da nossa vida cotidiana, e como ela é essencial para combater a desigualdade social e enfrentar problemas como o racismo e o feminicídio”, pontuou Miqueias Oliveira, coordenador estadual da juventude da CNB.

Ao concluir, Macedo destacou que o enfrentamento da extrema-direita e a luta por um Brasil mais inclusivo passam pela militância e pela participação ativa dos jovens. “Só a política é capaz de mediar os conflitos na sociedade e melhorar a vida das pessoas”, finalizou o ministro, incentivando os presentes a seguirem engajados na construção de um país mais justo.