Marcelo Sobral prestigia posse de novo presidente do TRE/SE
Na manhã desta sexta-feira, 23, o deputado estadual, Marcelo Sobral (UB), participou da posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), o desembargador Diógenes Barreto. A solenidade aconteceu no plenário desembargador Fernando Ribeiro Franco, na sede do respectivo órgão, em cerimônia aberta ao público e presidida pela desembargadora, Ana Lúcia Freire de Almeida Anjos.
Diógenes Barreto, que foi eleito por aclamação na semana anterior, assume a presidência com a missão de conduzir as eleições municipais deste ano, permanecendo na função durante o biênio de 2024-2026. Ele acaba de preencher a vaga deixada pela desembargadora, Elvira Maria de Almeida Silva.
Na oportunidade, Marcelo Sobral destacou as qualidades do novo presidente do TER/SE: “O Tribunal Regional Eleitoral ganha muito tendo o Dr. Diógenes Barreto como presidente. Ele é um grande magistrado e assume o TRE/SE com a missão de conduzir as eleições municipais de 2024. Enquanto deputado estadual, reafirmo meu compromisso com o processo democrático e com a boa relação entre os poderes Legislativo e Judiciário Eleitoral, nessa parceria que fortalece as instituições e nossa democracia”.
Em sua fala, Diógenes Barreto destaca que combater a desinformação, durante as eleições neste ano, será o maior desafio da justiça eleitoral: "Sabemos que, historicamente, a democracia sempre é testada. Na atualidade, o grande desafio vem da utilização das Fake News como forma de interferir na formação da vontade e no convencimento dos eleitores. Tal prática, corrói o debate público consciente. A linguagem sensacionalista e manipuladora atrai a atenção de eleitores, fortalecendo neles falsas crenças. Sem filtro, sem fiscalização e sem punição, as redes sociais e a internet se tornaram um campo promissor para a rápida propagação de notícias falsas. A Justiça Eleitoral não se furtará ao dever de combater a desinformação”, avisa o magistrado.
O novo presidente do TER, Diógenes Almeida, é natural de Aracaju. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1984. Após a aprovação no concurso de juiz, tomou posse em setembro de 1991, construindo uma séria e reconhecida carreira no judiciário sergipano.
A mesma cerimônia também marcou a posse, como membro titular do mesmo tribunal regional, da juíza Dauquíria de Melo Ferreira, que também passará a ocupar assento nas discussões, julgamentos e despachos do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral. “A trajetória da Justiça Eleitoral, ao longo do processo de construção e de fortalecimento da democracia brasileira, completará 92 anos em 2024 . Refletir sobre a democracia não é mero exercício teórico, mas uma necessidade inadiável que a todos se impõe. Uma das principais funções do magistrado é abreviar a distância entre as leis e as expectativas da sociedade. A Justiça Eleitoral é patrimônio do povo brasileiro e, a urna eletrônica, o melhor exemplo da obra coletiva dos que, há décadas, se dedicam ao fortalecimento da democracia”, observa a nova membro do TRE sergipano, Dra. Dauquiria.
Além da participação do deputado estadual, Marcelo Sobral, a cerimônia também contou com a presença de diversas outras autoridades, a exemplo do governador Fábio Mitidieri, familiares e amigos dos empossados.