Itaporanga 2024: Disparos de arma contra comício de Ivan Sobral compromete clima de paz no município
Na última terça-feira, 03, o comício do candidato a prefeito Ivan Sobral (União Brasil) em Itaporanga D'Ajuda foi interrompido por disparos de arma de fogo feitos por um homem visivelmente alterado e embriagado, que desceu de seu carro atirando para o alto. Testemunhas identificaram o autor como possível apoiador da candidata rival, Gracinha Garcez (Republicanos).
O incidente ocorreu logo no início do evento, na comunidade Alto do Coelho, e gerou pânico entre os presentes, embora os apoiadores de Ivan Sobral tenham mantido a calma para evitar um conflito maior. O agressor teria gritado repetidamente o número de campanha de Gracinha Garcez em tom provocativo e agressivo, reforçando o clima de animosidade que tomou conta do município nas últimas semanas.
O ambiente eleitoral em Itaporanga D'Ajuda tem se mostrado cada vez mais tenso, especialmente após indicativos de uma possível virada nas intenções de voto a favor de Ivan Sobral. Recentemente, um vereador aliado de Gracinha foi acusado de agredir verbal e atentar contra a vida de um apoiador de Ivan, alimentando ainda mais o ambiente de hostilidade entre os grupos políticos adversários.
Em entrevista à Fan FM, Ivan Sobral lamentou o segundo episódio de violência política nesta campanha e cobrou uma postura pública de repúdio por parte de Gracinha Garcez, enfatizando que Itaporanga D'Ajuda não deve voltar a ser conhecida pela violência política, como ocorreu em tempos passados. Além disso, destacou a necessidade de um debate político respeitoso e seguro durante o período eleitoral.
Boa parte da população local, teme que Itaporanga retorne aos índices elevados de violência que marcaram a gestão da ex-prefeita, Gracinha Garcez.