Imposto de Renda: Arauá é o terceiro município em arrecadação de fundos

Apesar de ser um pequeno município, com pouco mais de 10 mil habitantes, Arauá mostra-se grande nas arrecadações para o Fundo da Criança e do Adolescente (FDCA) e para o Fundo do Direito da Pessoa Idosa (FDI) na destinação. O município conseguiu envolver a sociedade civil para a destinação de parte de seu Imposto de Renda à promoção dos direitos de crianças, adolescentes e pessoas idosas.
“A nossa arrecadação só foi menor do que as dos municípios de Aracaju e Lagarto. O nosso povo foi fenomenal, receberemos quase R$ 54 mil em destinações para projetos locais e com certeza fará uma grande diferença na vida de crianças, adolescentes e pessoas idosas do nosso Arauá”, destacou o prefeito Dr. Fábio Costa.
As leis de incentivo fiscal permitem aos contribuintes a destinação de uma porcentagem do imposto devido ser destinados a projetos que promovem o bem-estar social, cultural e esportivo da população. A doação de parte do Imposto de Renda devido é doado para organizações não governamentais (ONGs) que realizam projetos de cunho social.
Outro destaque para o município é que, em Sergipe, somente Arauá, Aracaju e o Governo estão aptos à receber a destinação para o Fundo do Direito da Pessoa Idosa. “As instituições daqui do município que possuem interesse em receber essa verba, participarão de uma concorrência por meio de um edital que publicaremos”, detalhou o prefeito.
Em 2024
No ano passado, o valor arrecadado pela destinação no Imposto de Renda para Arauá, auxiliou a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição na aquisição de equipamentos e materiais de apoio; além do novo uniforme de gala para apresentações especiais. A Filarmônica conta com 50 integrantes na banda e 150 alunos na escola de música.
“E em 2024, o valor também possibilitou que o projeto ‘Bola no Pé, Livro na Mão’ comprasse mais materiais esportivos, como chuteiras, bolas e fardamentos, e também lanches para os mais de 50 alunos”, detalhou Dr Fábio Costa.
A arrecadação nos últimos anos em Arauá:
2025 - 53.839,93 (FDCA e FDI)
2024 - 14.308,61 (FDCA)
2023 - 17.564,95 (FDCA)
2022 - 14.077,67 (FDCA)
