Governo impulsiona economia local com realização do Verão Sergipe em Itaporanga D’Ajuda
Com o anúncio da programação do Verão Sergipe, bares, restaurantes e hotéis já começaram a sentir o impacto econômico do evento, que retorna após um hiato de mais de dez anos. A primeira agenda aconteceu ontem, 12, na praia da Caueira, localizada no município de Itaporanga d’Ajuda, no leste sergipano. Para empreendedores locais, a temporada de verão chegou com uma maré de oportunidades.
“A gente estava esperando um público que realmente compareceu ao evento. Isso foi muito positivo pra gente e, também creio, para os foliões. Principalmente pra nós, comerciantes, né? A gente investiu, comprou mercadoria, e esperamos que esse público viesse, principalmente pela divulgação que foi feita nas redes sociais e na televisão. A gente ficou bem satisfeito”, contou o comerciante Marx Carregosa, já na expectativa do segundo dia de celebrações culturais e esportivas que acontecem neste sábado, 13.
Com o propósito de promover maior dinamização da economia local e de impulsionar a geração de emprego e renda, o Verão Sergipe conta com uma diversidade de atrações musicais, competições esportivas, exposições de artesanatos e comercialização da culinária regional. “É uma união do turismo em si, não é só um evento. Movimenta todo o estado. Muitos comerciantes aqui são de fora, de Aracaju, de Estância… Então, acho bem proveitoso com relação a isso”, ressaltou Marx sobre os benefícios das celebrações em uma temporada com grande presença de turistas interessados em conhecer as riquezas culturais sergipanas.
Com o sucesso do primeiro dia de evento, o comerciante Luiz Carlos comemora as vendas em sua barraquinha de pastel e caldo de cana e ressalta a importância da realização do Verão Sergipe para a geração de renda. “Ontem foi o primeiro dia, foi muito bom. A gente espera que hoje seja melhor ainda. A renda melhorou bastante, porque quando se tem um evento, a coisa muda, né? É diferente de quando não tem nada”, afirmou.
Oportunidade também não faltou para quem trabalha com produções artesanais no município. A artesã Eliane Santos preparou uma série de produtos em crochê para vender durante o Verão Sergipe na Caueira. Saída de praia, blusinhas e biquínis foram algumas das produções levadas para comercialização no espaço dedicado ao artesanato e à economia solidária com intermediação da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). “Movimenta e eu tô gostando, né? É uma oportunidade que temos de mostrar o nosso trabalho”, disse.
Programação Verão Sergipe
Realizado pelo Governo de Sergipe em parceria com o Ministério da Cultura e patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e da Energisa, o evento também conta com apoio da Deso e das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu - municípios que sediarão a grade de programações do Verão Sergipe.
Fonte: Secom / Governo de Sergipe