Escândalo: Valmir precisa explicar compra, pela prefeitura, de terreno de empresa do filho de Edivan Amorim, valorizado 11 vezes em apenas 3 meses

Em uma operação que pode ser vista tanto como um golpe de sorte de um “gênio” dos negócios quanto como uma possível negociata marcada por suspeitas de irregularidades, o programa apresentado por Narcizo Machado na FAN FM trouxe, nesta terça-feira (12), denúncia feita pelo cientista político Carlito Neto.
Segundo ele, a Prefeitura de Itabaiana, comandada pelo prefeito Valmir de Francisquinho (PL), adquiriu um terreno de aproximadamente 22 mil metros quadrados, localizado na comunidade Moita Formosa, pertencente à empresa DNA, de Danilo Alves Amorim, filho de Edivan Amorim — presidente estadual do PL e aliado político de Valmir.
O que mais chama atenção não é apenas a ligação familiar e política, mas a valorização extraordinária do imóvel: a área foi comprada pela empresa DNA por R$ 150 mil em 9 de abril e revendida ao município, três meses depois, por R$ 1,7 milhão — um aumento de mais de 1.000% no período.
O plano apresentado pela Prefeitura gera ainda mais questionamentos, pois não deixa claro se o objetivo é a construção de um campo de futebol ou do Hospital de Amor de Itabaiana. Carlito Neto afirmou que encaminhará o caso ao Ministério Público, pedindo investigação rigorosa sobre a transação, que envolve uma empresa do ramo da construção civil aberta há cerca de um ano.
Diante da denúncia, a gestão municipal poderá enfrentar forte pressão dos órgãos de fiscalização e controle para explicar a impressionante valorização e as circunstâncias da desapropriação.