Eleições 2024: Entenda por que pesquisa eleitoral foi suspensa liminarmente em Boquim
A coligação do candidato a prefeito de Boquim, Juquinha das Plantas (Solidariedade), entrou na Justiça Eleitoral nesta semana para suspender a divulgação de uma pesquisa do Instituto França. A suspensão não aconteceu por problemas nos números da pesquisa, mas porque foi incluída uma pergunta extra que pedia aos eleitores uma opinião sobre a gestão do atual prefeito, Eraldo de Andrade (PP).
A equipe de Juquinha das Plantas, que estava atrás na pesquisa, argumenta que essa pergunta poderia justificar a anulação definitiva da pesquisa. Por isso, eles pediram uma liminar, uma decisão rápida e temporária, para suspender a divulgação dos resultados até que a Justiça Eleitoral tome uma decisão final.
O juiz da quarta zona eleitoral aceitou o pedido, afirmando que a inclusão da pergunta sobre a avaliação popular sobre a administração de Eraldo de Andrade pode ser motivo para questionar a pesquisa. Mas a decisão é temporária e depende do julgamento final, que dirá se a pesquisa será cancelada ou poderá ser divulgada novamente.
Portanto, a decisão judicial de suspender a pesquisa, por enquanto, não faz questionamentos sobre a metodologia ou números sobre disputa.