Flávão Fraga

Derrota em sua cidade, Itabaianinha, dificulta reeleição do deputado Thiago de Joaldo

14/10/2024 às 16:19:34

O deputado federal estreante Thiago de Joaldo (PP), que foi eleito nas eleições de 2022 nos minutos finais da apuração, superando o segundo colocado em seu partido por uma margem apertada de 7.547 votos em relação ao candidato capitão Samuel, que contava com uma estrutura de campanha bem menor, parece enfrentar maiores dificuldades em sua tentativa de reeleição em 2026. 

Em 2022, mesmo contando com o apoio de diversas lideranças políticas de Itabaianinha, que agora se voltam contra ele, como Janier Mota, Eraldo do Frigorífico, vários empresários ceramistas e os vereadores Zé Miúdo e Nicácio, Thiago foi salvo quando as urnas de Itabaianinha foram abertas, recebendo expressivos 11.364 votos na terra dos anões, impulsionado também pela máquina da prefeitura local, que até dezembro deste ano é liderada por seu irmão, o prefeito Danilo de Joaldo (PSDB).

Com o rompimento das alianças políticas mencionadas e sem o apoio da prefeitura em 2026, uma vez que seu atual adversário, Eraldo do Frigorífico (União Brasil), acaba de ser eleito prefeito de Itabaianinha, Thiago perde força em seu principal colégio eleitoral, que foi decisivo em sua eleição anterior. Além da perda desses apoios locais, em 2022, o candidato Thiago também teria se beneficiado de uma suposta trégua de seu adversário histórico, Alan de Mundinho, que teria concordado em não intensificar a disputa contra os irmãos Joaldo, em uma espécie de pacto informal nas eleições estaduais.

Após a sonora derrota nas eleições municipais em Itabaianinha, o deputado federal Thiago de Joaldo passou a divulgar em suas redes sociais a suposta vitória de 11 prefeitos eleitos com seu apoio, como se isso pudesse disfarçar a vergonhosa derrocada política em sua terra natal, após longos 28 anos de domínio familiar. Em suas postagens, ele afirma ter apoiado esses prefeitos, mas não menciona quais municípios estariam envolvidos, deixando em aberto a possibilidade de que essa informação não corresponda à realidade.

Municípios como Boquim, Poço Verde e Umbaúba, cujos prefeitos votaram com Thiago de Joaldo, acabaram de perder suas respectivas disputas locais e já assumiram compromisso com outros candidatos a deputado federal, posicionando-se como futura oposição.

Além disso, as possíveis candidaturas a deputado federal de nomes regionais como Janier Mota, Valdevan Noventa e Humberto Maravilha devem reduzir ainda mais as chances de reeleição do político itabaianense. O audacioso plano de expansão dos irmãos Joaldos, que já se mostram como possíveis candidatos a senador e vice-governador em 2026, acendeu o sinal de alerta em grandes líderes estaduais, que teriam trabalhado nos bastidores para a derrota da família Carvalho em Itabaianinha neste ano.

Com esse cenário nebuloso e repleto de incertezas, as chances de reeleição do deputado federal Thiago de Joaldo se apresentam reduzidas, exigindo um esforço muito maior para tentar conquistar novamente uma cadeira na Câmara Federal.