Centro de Especialidades do Parque dos Faróis realiza manhã especial para crianças e famílias

Uma manhã diferente, colorida e cheia de carinho marcou o Dia das Crianças no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Parque dos Faróis, nesta quarta-feira, 8. A ação, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Atenção Especializada à Saúde de Nossa Senhora do Socorro, foi pensada para proporcionar momentos de alegria e inclusão para os pequenos pacientes da unidade, além de fortalecer o vínculo com suas famílias.
Além das tradicionais guloseimas, como algodão-doce, pipoca e pirulitos, a programação contou com palestra com neuropediatra, atividades de pintura e uma atenção especial voltada ao acolhimento das mães e responsáveis. De acordo com a coordenadora da Atenção Especializada do município, Viviane Paes, a iniciativa foi pensada com muito afeto para valorizar as crianças atendidas na unidade, que hoje concentra um grande número de pacientes infantis.
“Estamos comemorando o Dia das Crianças de forma antecipada porque o nosso Centro é referência no atendimento infantil. Contamos com neuropediatra, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas. É um cuidado multidisciplinar que procura atender de forma completa nossas crianças e suas famílias”, destacou.
Para a coordenadora do CEM do Parque dos Faróis, Maria Aparecida Gomes, a ação foi além do entretenimento. A proposta também envolveu oferecer um espaço de escuta e acolhimento para as mães que enfrentam desafios no dia a dia com seus filhos. “Pensamos com muito carinho em cada detalhe; bolo, pipoca, brinquedos, palestras. Mas, além das crianças, buscamos oferecer um momento de atenção às mães, que também precisam se sentir cuidadas. O retorno foi muito positivo, vimos sorrisos sinceros e sentimos o quanto se sentiram valorizadas”, afirmou.
Acolhimento
Quem participou do evento saiu com o coração aquecido. Elaine Andrade, mãe do pequeno Gustavo, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ressaltou a importância da inclusão. “Eu me sinto excluída em muitos lugares, então essa ação foi muito especial. Ela inclui meu filho, respeita o jeitinho dele, e isso me emociona. Os profissionais daqui são incríveis. Ele adora o fonoaudiólogo, tem um carinho enorme. Só gratidão”, disse.
Francisca Givalnete Santos, mãe de Letícia, que possui paralisia cerebral, também elogiou o cuidado oferecido pelo CEM. “É uma experiência nova e muito bonita. Aqui minha filha é bem assistida, tem profissionais excelentes. Eu venho todo mês e faço questão. O cuidado que eles têm com nossas crianças e conosco, mães, é algo que nos fortalece. Não está nota dez, está nota 100!”, comemorou.
Acesso
O acesso aos Centros de Especialidades Médicas é realizado por meio do sistema de Regulação do município. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), após avaliação médica que identifique a necessidade de um atendimento especializado. Essa organização permite um fluxo eficiente e garante que cada paciente receba o cuidado adequado de acordo com sua demanda clínica, fortalecendo a integração entre a Atenção Básica e a Atenção Especializada.