Se eleita prefeita de Aracaju, Yandra Moura abandonará mandato como primeira deputada federal eleita por Sergipe

Se eleita prefeita de Aracaju, Yandra Moura abandonará mandato como primeira deputada federal eleita por Sergipe

Yandra Moura, do União Brasil, entrou para a história de Sergipe como a primeira e mais jovem mulher eleita deputada federal pelo estado, alcançando um marco impressionante com 131.471 votos. Porém, mal começou seu primeiro mandato e já gera polêmica ao anunciar sua candidatura à Prefeitura de Aracaju, antes mesmo de completar sua primeira jornada na Câmara Federal.

Essa decisão abrupta não apenas demonstra um evidente apetite pelo poder, mas também acende o alerta sobre a fragilidade da representatividade feminina no estado. Caso seja eleita prefeita, Sergipe verá sua única outra representante, Katarina Feitosa (PSD), também estreante na câmara assim como Yandra, assumir sozinha o peso de representar as mulheres sergipanas em Brasília.

Embora a lei permita essa movimentação, a mudança de rumo de Yandra é vista por muitos como uma desatenção ao compromisso assumido com seus eleitores, deixando-os frustrados com sua impaciência política. Ademais, seu foco pela prefeitura mostra descompasso com a realidade das urnas, já que, em Aracaju, Yandra obteve apenas 13.629 votos nas eleições de 2022, um número que não condiz com a confiança que agora busca conquistar na capital.

A jovem deputada estreante precisa refletir mais sobre os seus próximos passos na política!