A ascensão de Eraldo do Frigorífico ameaça o monopólio político dos irmãos Joaldos em Itabaianinha

A ascensão de Eraldo do Frigorífico ameaça o monopólio político dos irmãos Joaldos em Itabaianinha

Após 28 anos de domínio da família Carvalho na política de Itabaianinha, esse poderio está ameaçado. O atual vice-prefeito, Eraldo do Frigorífico (União Brasil), que agora faz parte da oposição, surge com força para tirar Itabaianinha do controle do grupo "da Laranjeira", que monopoliza a política local há mais de duas décadas.

Eraldo atualmente lidera o mais forte agrupamento de oposição da história recente de Itabaianinha. Além do apoio do líder estadual André Moura (União Brasil), Eraldo conta com o respaldo de grandes líderes locais, como o ex-deputado Mundinho da Comase, o ex-prefeito Renildo Santana, a ex-deputada e atual primeira suplente de Senadora Janier Mota, o professor Gleynisson, o suplente de deputado Alan de Mundinho, diversos vereadores, empresários e famílias tradicionais que pela primeira vez resolveram romper com o domínio estabelecido.

Eraldo, uma figura popular, representa a esperança de mudança para a oposição. Não estamos aqui para julgar a atual gestão ou criticar os antecessores, apenas destacamos que Itabaianinha é um dos municípios com maior tempo sem alternância de poder.

Durante essas décadas, uma pequena elite ditou as regras na política local, com os filhos de Joaldo. Agora, os irmãos Thiago e Danilo de Joaldo, alimentam a ambição de se tornarem os novos líderes das regiões sul e centro-sul de Sergipe. Eles tentam expandir seu domínio além da cidade das cerâmicas, mas a pré - candidatura de Eraldo do Frigorífico poderá ser um obstáculo a esse plano audacioso.

Se Eraldo vencer, como está se desenhando, os irmãos "Joaldos" podem ter suas ambições de mega poder contidas e frustradas em sua própria cidade.

Itabaianinha não é um mundo à parte, e a mudança deve chegar em algum momento. Como toda e qualquer cidade, esse município poderá experimentar novas experiências administrativas e reoxigenar a sua política.