Eleições 2024: O OK de Lula sobre Aracaju.

Eleições 2024: O OK de Lula sobre Aracaju.

A disputa pela prefeitura de Aracaju, em 2024, poderá assumir contornos surpreendentes. Informações de bastidores ventilam uma possibilidade que poderá inverter a lógica do jogo.

O governador, Fábio Mitidieri (PSD), que hoje ocupa um lugar que era sonhado pelo atual prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PDT), também estaria planejando indicar um candidato a prefeito da sua preferência pessoal. Isso seria a "gota d'água" para ocorrer um rompimento com Edvaldo.

Ocorre que, Nogueira já não teria digerido bem o fato do seu nome ter sido rifado pelo agrupamento governista, em 2022, para concorrer ao governo. Na época, o escolhido foi Mitidieri, o qual estava bem atrás que Edvaldo em todas as pesquisas eleitorais.

O atual prefeito da "terra dos cajueiros" ambiciona ser candidato ao Senado ou ao governo em 2026. E, para isso acontecer, é bastante estratégico ter o apoio irrestrito da estrutura da prefeitura de Aracaju.

Como sabemos, a ligação entre Edvaldo e o petismo é histórica, apenas teria sido interrompida por uma conjuntura pontual de momento. 

Inclusive, em recente posse de Nogueira a Frente Nacional de Prefeitos, ficou evidente o carinho e afagos do presidente Lula ao prefeito da capital. É importante frisar, que o senador, Rogério Carvalho (PT), e o ministro, Márcio Macedo (PT) também estiveram lá, na mesma ocasião, para abraçarem o prefeito.

Somado aos fatos já narrados, a nova federação partidária que está em formação em nível nacional entre os partidos: Solidariedade (de amigos próximos de Rogério), PDT (de Edvaldo) e o PSB (dos Valadares); poderá fazer unir novamente, em nível estadual, estas forças políticas que estavam afastadas há um bom tempo.

Desta feita, em 2024, seria muito provável a composição política, na disputa pela prefeitura de Aracaju, entre as duas federações partidárias: (PT/ PV /PCdoB) e (PDT/ PSB / Solidariedade). Assim, formando um novo bloco que marcharia unido até às eleições estaduais de 2026. 

Comenta-se que os nomes de Márcio Macedo, Eliane Aquino ou Rogério Carvalho seriam os mais prováveis para concorrer a prefeitura da capital, através das bençãos deste possível agrupamento. Quem fosse o escolhido, assumiria o compromisso de apoiar o sonho que Edvaldo planejaria para 2026, que poderia ser a disputa pelo senado ou até o governo estadual.

Para que isto se confirme, o "OK" do Lula para este entendimento, não seria algo muito difícil de acontecer.

Aguardemos o desenrolar das cenas dos próximos capítulos dessa peleja política... 2024 é logo ali!

 

Por: Flavão Fraga - Jornalista.