Adir Machado, pré-candidato a prefeito do PL, quer discutir os problemas de Aracaju durante a pré-campanha

Adir Machado, pré-candidato a prefeito do PL, quer discutir os problemas de Aracaju durante a pré-campanha

O advogado Adir Machado (PL-SE) é um dos mais preparados pré-candidatos a prefeito de Aracaju para resolver os principais problemas da capital, passando pela educação, passando pela a saúde e chegando ao desemprego. Adir critica a forma de abordagem dos demais pré-candidatos que se lançaram na pré-campanha, utilizando as redes sociais e a mídia, para defender seus nomes, enaltecendo os apoios de partidos e grupos políticos, e esquecendo dos verdadeiros problemas de Aracaju. “Um dos exemplos é Emília Correia, que precisa discutir a cidade”.

 

 “Emília Correia, precisa se apresentar ao cidadão para discutir números e os problemas da cidade”

Adir Machado tem o apoio do Partido Liberal para se lançar na sucessão de Edvaldo Nogueira e já anuncia que sua pré-campanha será baseada em números, no detalhamento da receita do município, com análise dos gastos públicos. O ex-diretor de Controle Externo de Obras e Serviços do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, advertiu aos pré-candidatos que vão enfrentar o nome do Governo: “Se nós discutirmos política por política, a oposição vai perder, de novo, a eleição”. Machado adiantou que vai procurar o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, para intensificar o diálogo interno no PL “O meu nome está à disposição do partido para fazer o debate, na chapa majoritária de Aracaju. 

 

 “Se a gente multiplicar André Davi (Delegado de Polícia) por 50, não resolve o problema da Segurança”

Quando a gente fala em cidade, capital, o tema combate à violência urbana é prioridade. E não adianta a gente ficar achando que vai resolver, a redução da criminalidade somente com medidas ostensivas. Se a gente multiplicar André Davi (Delegado de Polícia) por 50 não resolve o problema da Segurança. Machado criticou o atual modelo de combate à violência, com confronto com os bandidos. Para ele, essa não é a solução definitiva. Pode armar a polícia quanto for, com um arsenal enorme, o bandido não vai sumir e a violência não vai diminuir. Sem geração de emprego, sem economia, sem dinheiro no bolso, sem educação, essa violência não se reduz. O advogado comparou a situação da violência urbana atual com a música do saudoso Raul Seixas, “Mosca na Sopa”, que prenuncia a rotatividade com a morte de um ser. “E não adianta vir me dedetizar, pois nem o DDT pode assim me exterminar, porque 'cê mata uma e vem outra em meu lugar”.

 

“A Prefeitura de Aracaju arrecada bem, só não sabe investir nas prioridades”

Para o advogado Adir Machado, a Prefeitura de Aracaju arrecada bem e esse ano o orçamento do município é de R$3,9 bilhões. A grande questão, segundo o pré-candidato do PL é; como serão gastos esses recursos públicos para oferecer qualidade de vida aos aracajuanos? Quais os investimentos que devem ser feitos nos serviços públicos essenciais?, indagou o advogado. “Tem que ter equilíbrio para gastar o que arrecada” Para Adir a Prefeitura de Aracaju arrecada bem, porém gasta mal. Não tem eficiência nos gastos públicos e isso reflete em setores cruciais como Educação e Saúde.

Ainda sobre a arrecadação do município de Aracaju, o advogado filiado ao PL relatou que os números fiscais da Prefeitura da capital são animadores. Enquanto tivemos em 2023 uma inflação de 4,25% (com base no IPCA), o aumento do IPTU foi de 8,6%. Outro imposto que contribuiu para o crescimento da Receita do município foi o Imposto Sobre Serviço. O ISS teve um acréscimo de 6%. O Imposto de Renda foi outro tributo que ajudou a aumentar a arrecadação da Prefeitura: O Imposto cresceu 13,9%. Já o ITBI - Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis - foi o que mais aumentou em 2023, chegando ao percentual de 57,9%. 

 

“Onde você tem uma educação de melhor qualidade, o dinheiro circula”

“Quanto melhor é a educação, maior é o PIB”, salientou Adir. Para o pré-candidato do PL, onde você tem o povo mais educado, onde você tem uma educação de melhor qualidade, o dinheiro circula. De acordo com o pré-candidato do PL, Aracaju tem uma dívida enorme com a população. Ele assinalou que somente 20% dos dos alunos concluem o Ensino Fundamental em Aracaju saem sabendo português, bem diferente dos números do Brasil, onde 35% dominam a disciplina. Na matemática, é outro exemplo. Os números são mais assustadores. Em Aracaju, apenas 8% dos alunos que concluem o 9º. ano, sabem executar a matemática. No Brasil esse número é quase o dobro, 15%.

 

“Aracaju precisa ser um polo de Educação”

- Muita grana na Educação e pouca eficiência. Tem algo aí na Educação de Aracaju que não se reverte em benefício do pobre. Eu estou falando do cidadão que não tem condições de pagar uma escola particular. Esse aluno recebe uma Educação cara para os cofres públicos e pouco eficiente. Não há resultado de aprendizado para os alunos, preconiza Adir Machado.

 

“A mortalidade infantil de Aracaju voltou a ser do início do século”

Os números revelam que a Saúde de Aracaju não melhorou. Em 2000 o índice de mortalidade infantil era de 16,73%. Em 2023, até o momento, foram registrados 19,5% de óbitos de crianças com idade até 364 dias de vida, a cada 1000 nascidos-vivos”. As medidas, as tentativas de alteração da gestão não funcionaram, avalia Adir Machado. Precisamos discutir e mudar essa realidade da nossa capital. O que devemos investir é na saúde preventiva. Estou mostrando como um gestor deve agir no caso da Saúde Pública e é desta forma que queremos resolver os antigos problemas de Aracaju, concluiu Adir.

“O problema do gestor é quando ele não dedica tempo, atenção e cuidado, lá na ponta, o custo da Saúde fica caro”