Ciro de volta a PSDB?

Ciro de volta a PSDB?

O ex-prefeito de Fortaleza, ex-ministro, ex-governador e eterno presidenciável, Ciro Gomes, poderá retornar ao ninho tucano, após décadas de distanciamento político. 

O ex-governador do Ceará foi um dos fundadores do PSDB, lá pelos idos do início dos anos 90, quando este ainda jovem, fazia parceria política exitosa com o ex- governador,Tasso Jereissati (PSDB).

Anos depois, Ciro rompe com o tucanato e ingressa no antigo PPS, para concorrer as eleições presidenciais de 1998 e 2002. Durante estes anos de afastamento do partido da Social Democracia Brasileira, Ciro desferiu críticas bastantes contundentes sobre os mais diversos personagens do partido, travando acirrados embates.

Em seguida, Ciro passou por diversos partidos, a exemplo do PSB, PROS e PDT, sendo filiado a este último até os dias atuais.

Ciro estaria inclinado a deixar o PDT, uma vez que o partido está bastante dividido e ocupando cargos no governo Lula, o qual Ciro atualmente nutre severas divergências políticas.

Desde o segundo turno das eleições presidenciais, mesmo tendo apenas declarado voto pessoal no Presidente Lula, devido ter maiores divergências com o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), Ciro ainda vem mantendo total silêncio, mas promete fazer críticas ao novo governo à partir do centésimo dia do atual governo federal.

Como em política nem todas divergências são para sempre, parece que Ciro estaria pensando em se reconciliar com sua antiga casa. E, portanto, estaria quase de malas prontas para reingressar no PSDB.

O objetivo desse reencontro partidário, seria tentar construir um projeto de resgate do partido, que está com a imagem um tanto desgastada e, também, buscar pavimentar o caminho para uma possível nova candidatura a Presidência da República, em 2026, em oposição ao governo Lula.

 

Por: Flavão Fraga - Jornalista.