Pesquisa revela: Danilo é quem mais cresce, Airton despenca e Alberto ultrapassa

Pesquisa revela: Danilo é quem mais cresce, Airton despenca e Alberto ultrapassa

Uma recente pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Barra dos Coqueiros, divulgada pela revista Realce, revela um cenário acirrado e imprevisível para os próximos 30 dias que antecedem a eleição do novo gestor local.
O ex-prefeito Airton Martins (PSD), que até pouco tempo era considerado imbatível, vem perdendo terreno eleitoral e agora vê seus dois adversários avançarem nas pesquisas.
Nesta última sondagem, o atual prefeito Alberto Macedo (União Brasil) — a quem Airton apadrinhou politicamente em 2020 e agora chama de “traidor” — já ultrapassou o ex-prefeito em intenções de voto. Paralelamente, o candidato do PT, Danilo de Lula, apresenta um crescimento espetacular, destacando-se como o nome que mais avança, alcançando 15% em sua primeira disputa eleitoral na antiga Ilha de Santa Luzia.
À medida que a disputa na Barra dos Coqueiros se intensifica, Airton continua em queda livre, enquanto seus adversários enxergam a grande possibilidade de derrotar aquele que, até certo ponto, era o grande favorito.
Danilo de Lula aposta em um cenário de crescimento ainda maior, à medida que os participantes da associação mais fortemente à figura do presidente Lula e percebem que sua candidatura pode trazer um maior volume de recursos federais para transformar a realidade local. Já Alberto se apoia na força da máquina pública  para consolidar sua posição.
Esse "derretimento" eleitoral de Airton Martins é atribuído às suas gestões desastrosas e questionadas na justiça, que só fizeram agravar o quadro de miséria na população que mora em um dos municípios que mais arrecadam em Sergipe.


Dados da Pesquisa:

Cenário induzido: Alberto liderou com 37,72% das intenções de voto, mantendo uma vantagem de mais de cinco pontos percentuais sobre o ex-prefeito Airton, que aparece com 32,54%. Danilo ocupa o terceiro lugar, com 15,17%. Brancos e nulos somam 4,99%, enquanto 9,58% dos entrevistados se declaram indecisos.

Cenário espontâneo: Quando os nomes dos candidatos não são considerados, Alberto também liderou, com 33,54% da preferência. Airton segue em segundo lugar, com 29,14%, e Danilo com 14,77%. O número de indecisos sobe para 18,56%, enquanto brancos e nulos caem para 3,99%.
A pesquisa, registrada no TSE sob o número SE-02671/2024, foi realizada no dia 29 de agosto, com 501 entrevistas. A margem de erro é de 4,34 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.