Socorro está entre os municípios sergipanos pioneiros no Programa Time Brasil

Com o objetivo de fortalecer a transparência do município, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro aderiu ao Programa Time Brasil: Ações de Integridade Pública para Estados e Municípios. A iniciativa é da Controladoria-Geral da União (CGU) e tem como objetivo apoiar estados, municípios e o Distrito Federal na adoção de medidas que fortalecem a gestão e a integridade pública. Em Sergipe, apenas São Cristóvão e Socorro se juntaram ao programa.
Para o controlador-geral do município, Jailton Alves de Menezes, aderir ao Time Brasil é uma forma de enriquecimento do trabalho que vem sendo feito no último ano e reafirma o compromisso da gestão com a clareza no repasse de informações públicas. “É uma ação que nos traz grande satisfação, pois representa o cumprimento do compromisso que assumimos desde o início. Atuamos com a sensação de dever cumprido, sempre pautados pelo comprometimento em fazer o melhor possível e em demonstrar que todas as nossas ações são conduzidas com transparência, legalidade e responsabilidade. Estamos continuamente empenhados em aprimorar nossos resultados, com o objetivo de garantir benefícios cada vez mais significativos para a comunidade socorrense”, destacou.
Ao ingressar no programa, Socorro passa a ter acesso a benefícios que consolidam a administração pública e promovem avanços relacionados à integridade pública. Entre eles, está a disponibilização de ferramentas práticas, como o autodiagnóstico e o plano de ação, que ajudam a identificar prioridades e estruturar ações de integridade de forma personalizada, e o acesso gratuito a ferramentas tecnológicas desenvolvidas e gerenciadas pela CGU. “Atualmente, Sergipe se destaca com a segunda melhor colocação em transparência pública em nível nacional, e nossa meta no município é avançar ainda mais. Assim, reforçamos nosso compromisso com a valorização da gestão pública e com o reconhecimento positivo perante a opinião pública em todo o país”, afirmou Jailton.
Por meio do autodiagnóstico, é possível verificar a situação institucional atual em relação aos temas de integridade, como corregedoria e acesso à informação. A partir dessa análise, cada ente federado assume o compromisso de elaborar e executar um Plano de Ação, documento que estabelece metas, prazos e medidas a serem implementadas pelo município, com foco no fortalecimento da transparência e aprimoramento da gestão.
“O objetivo do Plano de Ação do município de Socorro é, principalmente, obter uma melhor estruturação do sistema de controle interno com capacitação dos servidores dos setores responsáveis. Pretendemos regulamentar a lei que visa normalizar o funcionamento de ouvidorias e a lei de acesso à informação. Além disso, com a participação de todas as secretarias do município, temos o objetivo de publicar o quadro geral de serviços com a carta de serviços ao usuário, dentre tantas outras estratégias. O principal intuito de tudo isso é manter as pessoas capacitadas e motivadas para os próximos desafios. Além da grande qualidade que já temos, objetivamos desenvolver ainda mais a qualidade da equipe”, explicou.











