Setor de serviços puxa abertura de empregos formais em Sergipe no mês de janeiro
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, revelam que Sergipe encerrou o mês de janeiro com a abertura de 777 empregos formais.
De acordo com as informações analisadas nesta sexta, 15, pelo Observatório de Sergipe, vinculado ao Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), no acumulado de 12 meses (com ajuste), foram criados 14.742 postos de trabalho.
Dos cinco setores observados, três registraram saldo positivo. O setor de Serviços liderou a abertura de postos (+546), seguido pela Construção (+510) e Indústria (174). Já Comércio (-326) e Agropecuária (-127) apresentaram perda de vagas.
Setores
O resultado do setor de Serviços foi puxado, sobretudo, pelos segmentos Educação (+166), mais especificamente pela educação infantil e ensino fundamental (+102); e restaurantes e similares (+127).
Na Construção, as atividades que mais abriram postos foram construção de edifícios (+309). Já os destaques da Indústria, foi a de transformação, impulsionada pela fabricação de peças e acessórios para veículos automotores (+88).
Os municípios que mais geraram empregos no mês foram Aracaju (936), Santa Rosa de Lima (89) e Lagarto (70).
O estoque de empregos no mês ficou em 327.916 vagas. Sergipe ficou com a 2ª maior variação do Nordeste.
Cenário Nacional
No Brasil, houve expansão de empregos: 180.395 postos de trabalho. Das 27 unidades federativas, com exceção do Maranhão (-0,13%) e Acre (-0,03%), todas registraram resultado positivo. Os maiores acréscimos, em relação ao mês anterior, foram observados em Mato Grosso (1,88%), Amapá (1,39%) e Santa Catarina (1,06%).
Segundo o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, os dados demonstram a assertividade das políticas públicas criadas pelo Governo de Sergipe, especialmente na promoção de qualificações profissionais em parceria com o Sistema S, com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e com o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e realização de programas como o Primeiro Emprego que visa a inserção de jovens no mercado de trabalho.
“Nós estamos criando um ambiente de negócios por meio do trabalho do governador Fábio Mitidieri, com a realização de eventos como o Sergipe Day, no aperfeiçoamento da legislação tributária e em todo o regramento que facilita a instalação de novas empresas no estado de Sergipe para que o empresário tenha tranquilidade de que aqui ele vai ter a segurança que ele precisa para fazer o seu negócio prosperar e, sem dúvida nenhuma, trazer como grande resultado para o estado de Sergipe, a geração de novos postos de trabalho. Estamos vendo, aos poucos, a consolidação nos indicadores de todo o trabalho que o Governo do Estado vem fazendo, no sentido de atrair novos investimentos e proporcionar para o sergipano a oportunidade de emprego e renda”, afirma o gestor.
Fonte: Secom / Governo de Sergipe