Sergipe tem o segundo maior crescimento de empregos formais do país e já possui mais trabalhadores com carteira assinada que beneficiários do Bolsa Família

02/11/2025 às 13:01:03

Sergipe alcançou um marco histórico em setembro de 2025: pela primeira vez, o número de trabalhadores com carteira assinada superou o de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o estado registrou 357.444 empregos formais, o segundo maior crescimento proporcional do Brasil, com alta de 1,7% em relação a agosto.

Entre dezembro de 2022 e outubro de 2025, o número de famílias atendidas pelo Bolsa Família caiu de 414 mil para 356 mil, enquanto o total de empregos formais subiu de 314 mil para 357 mil — uma virada histórica que reflete a ampliação da formalização e o fortalecimento do mercado de trabalho sergipano.

De acordo com o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, o resultado representa uma mudança estruturval: “O trabalho volta a ser o principal instrumento de geração de renda e dignidade em Sergipe”.

O desempenho positivo foi impulsionado principalmente pela indústria, seguida pela agropecuária e pelo setor de serviços. O Governo de Sergipe atribui os bons resultados às políticas de qualificação profissional, intermediação de vagas e incentivo à atração de novos investimentos no estado.