Primeira edição do Projeto Raízes do Sirizinho realiza plantio de 50 mudas do bairro Fernando Collor

22/01/2026 às 14:45:09

Foi realizada, na manhã desta quinta-feira, 22, a primeira edição do Projeto Raízes do Sirizinho. A iniciativa da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), mobilizou a comunidade da região para realizar o plantio de 50 mudas de árvores na praça Cido Capunga, no bairro Fernando Collor. A ação teve como objetivo complementar a arborização urbana e promover uma melhor qualidade de vida para a população.

 

A escolha do local contou com a participação popular, por meio de votação realizada nas redes sociais da Secretaria do Meio Ambiente. Presente na atividade, o prefeito em exercício, Elmo Paixão, destacou a importância da ação para Socorro. “Esse projeto que estamos iniciando tem a proposta de mapear todas as áreas verdes que precisam desse cuidado e transformá-las em espaços melhores e mais confortáveis para os moradores de Socorro. Trazer árvores é trazer vida, além de contribuir diretamente para o nosso ecossistema”, afirmou.

 

Entre as espécies selecionadas para a arborização do espaço estão plantas nativas, como ipês, craibeiras e aroeiras, escolhidas com o objetivo de garantir uma arborização adequada e planejada. A iniciativa fortalece o compromisso da gestão municipal com a arborização urbana e a preservação do meio ambiente.

 

O secretário da pasta, Allan Fontes, ressaltou que o projeto foi pensado especialmente para a região. “Temos a missão de trazer espécies adequadas para cada área, que contribuam para uma sensação térmica mais confortável e para a melhoria da qualidade de vida da população. A expectativa é que, futuramente, esse plantio incentive as pessoas a frequentarem mais a praça como espaço de lazer. Hoje, enfrentamos uma sensação térmica elevada e estamos trabalhando para mudar essa realidade”, destacou. No ano passado, foram plantadas mais de 700 mudas por todo município.

 

Educação ambiental

 

A atividade também proporcionou à comunidade um momento de conscientização e educação ambiental. No momento do plantio, as crianças foram convidadas a plantarem uma árvore e adotá-la, podendo escolher o nome. De acordo com a técnica de Educação Ambiental da Sema, Yasmim Santos, esse contato desde a infância é fundamental para estabelecer um vínculo positivo entre a criança e a natureza. “A presença das crianças é essencial no projeto, pois gera mais consciência ambiental. Elas plantam uma árvore, colocam um nome e, sempre que retornarem à praça, vão lembrar da importância da preservação do meio ambiente. Ações como essa, que envolvem a população, são de extrema importância para a conscientização ambiental”, destacou.

 

Com apenas dez anos, Liz Mariane da Costa plantou sua primeira muda. “Isso vai trazer mais ar puro para a gente. Vou cuidar bastante da minha planta. Um dia ela vai crescer e eu vou aproveitar muito. No futuro, vai ter menos sol e mais conforto para brincar aqui”, comentou.

 

Moradora do bairro Fernando Collor, Franciele da Costa levou as filhas para participarem do projeto e destacou a importância da iniciativa. “É uma ação importante da Prefeitura para que as crianças entendam e aprendam a cuidar do meio ambiente. Ao plantar, elas aprendem a cuidar dela. Foi uma ideia maravilhosa. Ultimamente minha filha não vinha frequentando muito a praça, e essa ação também incentiva que ela volte a utilizar esse espaço”, afirmou.