Prefeitura de Socorro mobiliza força-tarefa para prestar assistência às comunidades afetadas pelas chuvas

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro mobilizou, desde a tarde do último domingo (8), uma força-tarefa composta por diversas secretarias municipais para atuar nas áreas afetadas pelas fortes chuvas registradas no município. Em cerca de uma hora, foram contabilizados aproximadamente 60 milímetros de chuva, um volume considerado elevado para o curto intervalo de tempo. Na noite do domingo e na manhã da segunda-feira, o prefeito Samuel Carvalho, acompanhado por equipes técnicas, percorreu as áreas mais impactadas para acompanhar a situação e assegurar o atendimento às demandas da população.
A força-tarefa, coordenada pela Defesa Civil municipal, conta com a colaboração da Secretaria da Família, da Inclusão e da Assistência Social (Semfas), Secretaria de Infraestrutura (Seminfra), Secretaria da Saúde (SMS), Secretaria de Serviços Urbanos (Semsurb), Secretaria da Comunicação Social (Secom) e Secretaria do Meio Ambiente e Mudança de Clima (Sema).
“Prontamente unimos as secretarias municipais para cuidar da população socorrense. Desde o início das chuvas, no domingo, estamos percorrendo as áreas afetadas, ouvindo as famílias, prestando solidariedade nesse primeiro momento e garantindo que a assistência necessária chegue a quem mais precisa. Nossa prioridade é estar presente e dar respostas rápidas à população”, disse o prefeito Samuel Carvalho.
As equipes da força-tarefa estiveram em áreas afetadas dos bairros Novo Horizonte, Albano Franco e no loteamento Nova Esperança, onde as chuvas provocaram o cedimento de trechos de solo. As visitas também incluíram o bairro Piabeta, onde foi registrada a obstrução de um canal, além do bairro João Alves, que apresentou pontos de alagamento em razão do grande volume de chuva.
Um alerta de chuvas intensas havia sido emitido pela Defesa Civil municipal, acompanhado de orientações de segurança à população. No entanto, o volume de precipitação registrado superou as previsões iniciais. “Desde o início do ano nós já estávamos fazendo todo um trabalho de acompanhamento, nos precavendo para tudo o que iria acontecer nos períodos das chuvas de verão. Porém, o volume que estava previsto para o mês inteiro caiu em menos de uma hora no nosso município. Rapidamente nossa gestão estava pronta e preparada para atender as necessidades da população, porque o mais importante agora é proteger o nosso povo”, relatou o coordenador-geral da Defesa Civil, Stéfisson Barbosa.
Uma das principais preocupações da gestão municipal é garantir apoio às famílias atingidas pelas chuvas, trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria da Assistência Social, com ações de acolhimento, acompanhamento e levantamento das necessidades emergenciais.
“Já estivemos nas localidades, prestando o nosso primeiro apoio, e a partir de hoje as assistentes sociais irão em cada residência de forma individual, porque cada família tem uma situação, uma particularidade, e desta forma podemos identificar as situações pontuais e prestar as assistências necessárias. Tem algumas famílias que precisarão de aluguel social, cestas básicas, recebimento de colchão, outras de auxílio na parte da infraestrutura, algumas da saúde, enfim, neste momento, nosso objetivo é mapear a particularidade de cada família”, afirmou Gledson Oliveira, secretário da Semfas.
Defesa Civil
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro segue monitorando e vistoriando as áreas de risco e está à disposição da população para atender os chamados. Caso sejam observados sinais de risco, como inclinação de árvores ou postes, rachaduras, afundamento de piso ou barulhos no madeiramento do telhado, assim como qualquer outra situação de anormalidade, a população deve acionar a Defesa Civil através do número (79) 9 9980-8236.











