Prefeitura de Socorro investe em iluminação pública de trecho da BR-235 que dá acesso ao município

04/04/2025 às 10:12:48

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Samuel Carvalho, deu um passo importante para a segurança e mobilidade do município ao assinar, nesta quinta-feira (3), a ordem de serviço para a revitalização da iluminação pública na BR-235. O trecho que liga o viaduto da BR-101 à divisa com Aracaju receberá mais de 200 lâmpadas de LED, além da realocação de postes danificados e substituição do cabeamento, com um investimento de aproximadamente R$ 900 mil.

Durante o seu discurso, o prefeito Samuel reforçou que essa era uma demanda antiga da população, que teve, inclusive, sua cobrança enquanto deputado estadual. “Já levantávamos essa pauta há anos, é inadmissível chegar em Socorro e ser recepcionado com a escuridão, mas nós vamos mudar essa realidade, o projeto vai revitalizar a iluminação de toda essa região, trazendo mais segurança para os motoristas e também pedestres, para todos que transitam por aqui”, celebrou o gestor. 

A recuperação desse trecho é importante para a entrada de Socorro. Vai ser revitalização e obra do trecho, porque tem alguns pontos que vão ser recolocados alguns postes, por ter anos nessa situação, tem alguns pontos deteriorados. Faremos também o cabeamento por completo, vão ser todos trocados”, explicou Marcelo Martins, representante da FCM Engenharia Elétrica, empresa responsável pela execução do serviço. 

A responsabilidade pela revitalização da iluminação desse trecho foi alvo de questionamento judicial. Em 2023, o Ministério Público do Estado de Sergipe ajuizou uma Ação Civil Pública, determinando que a instalação, manutenção e melhoria da iluminação pública eram de competência do município de Nossa Senhora do Socorro. Apesar disso, a antiga gestão não tomou as providências necessárias para resolver o problema.

Tem anos que esse trecho está apagado, houve uma discussão lá atrás de quem era o responsável, se era o DNIT, se era a Prefeitura, mas há uma lei que determina que, onde passa a BR dentro da cidade, a Prefeitura teria que assumir. Então isso foi pra justiça e nunca foi feito nada, porém o prefeito pediu que a gente fizesse um levantamento e nós vamos hoje a noite dar a ordem de serviço junto com o prefeito, no custo de R$ 920 mil a primeira parte do serviço. A população já vinha clamando, tem pessoas que trafegam aqui de bicicleta, tem pessoas que descem no ponto de ônibus, era comum a incidência de acidente e assaltos”, pontuou o secretário de Serviços Urbanos, Alcides Júnior. 

O papel da iluminação pública na segurança das via foi amplamente abordado durante a cerimônia de assinatura de ordem de serviço, já que ruas e rodovias bem iluminadas aumentam a visibilidade para motoristas e pedestres, diminuindo os riscos de colisões e atropelamentos.

Aqui é uma região muito perigosa porque tem o fluxo intenso de veículo e à noite, sem iluminação, não dá pra ver os pedestres. Então a obra é muito importante para que a gente diminua os acidentes, os sinistros, com pedestres, ciclistas e motociclistas. É uma demanda antiga nossa, que demorou bastante a negociação, mas nesse curto espaço de tempo o prefeito vai fazer”, disse Vladimir Hilário, superintendente da Polícia Rodoviária Federal, que acompanhou a solenidade.