Polícia Civil desmantela esquema de fraude em leilões veiculares vinculados ao Detran/SE

Uma operação conjunta liderada pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) desmontou, na manhã desta segunda-feira (26), um sofisticado esquema de fraude em leilões de veículos realizados por uma empresa contratada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE). A ação, batizada de Operação Mutação, teve apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) e do Instituto de Criminalística (IC).
Cumprindo mandados judiciais em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, a Polícia Civil apreendeu documentos, aparelhos eletrônicos, veículos e identificou uma série de irregularidades. Dentre os bens recolhidos, destaca-se um carro que havia sido leiloado de maneira fraudulenta e estava em posse da gerente da própria empresa.
As investigações foram iniciadas após o Detran/SE apresentar uma denúncia formal apontando manipulações suspeitas nos certames. Segundo apurado, os fraudadores modificavam dados e imagens dos veículos nos sistemas oficiais, simulando condições precárias para rebaixá-los à categoria de “sucata”. Com isso, os veículos eram arrematados a preços muito abaixo do mercado, causando prejuízo financeiro ao Estado.
A Justiça determinou o afastamento imediato da diretoria da empresa investigada e a nomeação de um novo gestor, indicado pelo próprio Detran, para garantir a continuidade das atividades com transparência.
Os envolvidos são investigados pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e adulteração de identificação veicular. A Polícia Civil segue colhendo provas e reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 181, com total garantia de sigilo.
A escolha do nome da operação — Mutação — faz referência à alteração indevida do estado dos veículos nos registros oficiais, ação que servia de base para as fraudes.