Nova pesquisa confirma virada política de Delegado Alessandro em Aracaju

Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto França em Aracaju, divulgada na última quinta-feira (14) no programa do radialista Narcizo Machado, na FAN FM, revela a liderança do atual senador Alessandro Vieira (MDB) e do ex-prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PDT), na corrida pelas duas vagas do Senado em 2026. Logo abaixo aparecem outros nomes em uma disputa acirrada e equilibrada.
A leitura que fazemos dos dados é que a presença de Edvaldo também na dianteira já era esperada, pois ele foi prefeito bem avaliado de Aracaju por quatro mandatos, o que lhe garante um forte recall político. A grande novidade, no entanto, é o desempenho de Alessandro Vieira, que aparece no topo das intenções de voto, contrariando o discurso de seus adversários que o consideravam “liquidado” eleitoralmente, alegando que ele enfrentaria alta rejeição na capital.
Os números frios desta e de outras pesquisas divulgadas recentemente mostram exatamente o contrário: Alessandro apresenta forte viabilidade e resiliência eleitoral, tanto na capital quanto no interior do estado. Parece que o eleitorado começa a compreender sua postura séria, independente, imparcial e técnica no Senado — sem se render totalmente a lulistas ou bolsonaristas —, além de sua prática de destinar recursos públicos de forma impessoal para os municípios. Isso tem reposicionado seu nome como um dos favoritos na disputa.
Ainda falta um ano até que a população escolha seus representantes no Senado, mas já é nítido que Alessandro segue vivo e forte na disputa, contrariando avaliações prematuras que o tratavam como um “cadáver político”. A seguir, os números completos do levantamento:
Primeiro voto para o Senado em 2026:
Edvaldo Nogueira: 22,22%
Delegado Alessandro: 16,76%
Rodrigo Valadares: 8,56%
Rogério Carvalho: 7,65%
Adailton de Valmir: 5,65%
Eduardo Amorim: 4,55%
André Moura: 4,37%
Márcio Macedo: 3,83%
Luizão Dona Trump: 2,37%
NH/BR/NULO: 14,03%
NS/NR: 9,65%
Segundo voto para o Senado em 2026:
Delegado Alessandro: 10,02%
Edvaldo Nogueira: 8,93%
Adailton de Valmir: 8,20%
Rogério Carvalho: 7,83%
Rodrigo Valadares: 6,92%
André Moura: 6,74%
Márcio Macedo: 6,38%
Eduardo Amorim: 3,83%
Luizão Dona Trump: 2,73%
NH/BR/NULO: 17,12%
NS/NR: 21,66%