Lula se diz insatisfeito com Rogério Carvalho, senador sergipano e líder do PT no Senado

Uma revelação feita pelo site Metrópoles nesta sexta-feira (30) ganhou destaque nos bastidores da política nacional e tem forte repercussão em Sergipe. Segundo o jornalista Paulo Cappelli, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou insatisfação com a atuação do senador Rogério Carvalho (PT-SE), atual líder do PT no Senado.
Durante reunião com ministros, Lula classificou como “vacilo dos líderes” a condução de Rogério Carvalho e também de Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso. A crítica veio após a oposição conseguir emplacar os nomes de Carlos Viana (Podemos) e Alfredo Gaspar (União Brasil) na presidência e relatoria da CPMI do INSS, uma derrota estratégica para o Planalto.
Embora a crítica também tenha recaído sobre Randolfe, em Sergipe o destaque é inevitável: Rogério Carvalho, além de ser líder do partido de Lula no Senado, é um dos principais nomes do PT no estado e já esteve em rota de colisão com o presidente em outros momentos.
Em 2021, por exemplo, Rogério votou a favor da PEC do “orçamento secreto” — mecanismo criticado por Lula e pelo próprio PT por representar falta de transparência na execução de emendas parlamentares. À época, a postura do senador sergipano foi vista como um gesto de independência em relação à orientação partidária e causou desconforto no núcleo petista.
Agora, a nova crítica de Lula reacende a crítica sobre o papel de Rogério Carvalho na articulação política em Brasília . Será que esse desapontamento poderá produzir reflexos sobre a disputa petista por uma cadeira no senado em 2026, uma vez que o ministro Márcio Macedo disputa espaço com Rogério no núcleo petista o mesmo mandato?