Governo monta força-tarefa para restabelecer abastecimento de água após rompimento da Adutora do São Francisco

O Governo de Sergipe acionou na noite deste domingo (14) o Comitê de Gerenciamento de Crises para enfrentar o desabastecimento de água em Aracaju e na região metropolitana, provocado pelo rompimento da Adutora do São Francisco, no município de Capela. O governador em exercício, Zezinho Sobral, coordenou a reunião emergencial com secretarias estaduais, a Deso, Iguá Sergipe, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Prefeitura de Aracaju.
A tubulação de 1.200 mm rompeu na última sexta-feira (12), após o desabamento da estrutura de concreto que a sustentava. Uma nova ruptura ocorreu neste domingo, pouco depois da liberação parcial do sistema. O problema afetou 210 mil residências em Aracaju, 60 mil em Nossa Senhora do Socorro e 9 mil na Barra dos Coqueiros.
Entre as medidas imediatas, foi definida a operação de 82 caminhões-pipa, que começarão a atuar a partir da manhã desta segunda-feira (15). Além disso, serão feitas manobras para desviar parte da água para a segunda linha da adutora, de 1.000 mm, a fim de restabelecer gradualmente o fornecimento em bairros da capital, com prioridade para hospitais, escolas, postos de saúde e abrigos.
Zezinho Sobral garantiu que as aulas na rede estadual serão mantidas, com abastecimento emergencial por caminhões-pipa quando necessário. Ele também destacou que equipes da Deso seguem em campo durante toda a madrugada para acelerar os reparos. “Acreditamos que, ao longo desta segunda-feira, parte significativa da capital já começará a ter água normalizada”, afirmou.
A força-tarefa envolve ainda ações conjuntas da Sedurbi, Defesa Civil e Iguá Sergipe, que reforçaram o envio de veículos para mitigar os impactos. Representantes da Prefeitura de Aracaju participaram da reunião e destacaram a integração entre Estado e município para minimizar os transtornos.