Governo de Sergipe viabiliza retorno do setor de compras do GBarbosa ao estado.
Centrado na estruturação de ações em torno da geração de emprego e renda para os sergipanos, o Governo de Sergipe tem buscado desenvolver um ambiente favorável à chegada e ampliação de empresas ao estado. Como resultado deste processo, foi anunciado nesta quinta-feira, 19, o retorno do setor de compras da rede GBarbosa, do grupo Cencosud, a Sergipe, após quase 10 anos desde o fechamento deste setor. A notícia reflete um ordenamento coletivo da gestão estadual, por meio de suas diversas pastas.
“Após um período de negociação, voltamos a sediar o setor de compras, o que abre uma grande janela de oportunidades nas áreas de logística, transporte, aumento de circulação de mercadorias e geração imediata de mais empregos”, comemora o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.
Há cerca de dez anos, o setor de compras do GBarbosa migrou de Sergipe para a Bahia. Em agosto de 2023, o governador esteve reunido com o presidente da Cencosud Brasil, Sebastián Dario Los, para tratativas. Na oportunidade, o grupo apresentou pleitos que foram prontamente analisados pela administração estadual. Entre eles, esteve a adequação da legislação do comércio eletrônico para consumidores.
Para atender à demanda, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) fez um estudo da legislação do estado da Bahia, a fim de incorporar ao regulamento sergipano ajustes relacionados ao ICMS. Em consequência, está em elaboração um decreto que versa sobre o sistema de distribuição em Sergipe. O objetivo é facilitar o enquadramento do Cencosud e empresas similares à normativa estadual. Também já se encontra em estado avançado o estudo de outros pleitos do grupo, com previsão de atendimento nos próximos meses.
A ação da Sefaz aumenta a competitividade das empresas que buscam se instalar no território sergipano no segmento do e-commerce. A estratégia do governo permitiu a negociação para o retorno do setor de compras do GBarbosa, grupo genuinamente sergipano. Como repercussão, a iniciativa favorece a ampliação do mercado para representantes comerciais de Sergipe e expande as oportunidades de negócios para pequenos, médios e grandes produtores, que passam a ser fornecedores dessas empresas.
“Na semana que vem teremos nossa segunda reunião. Estamos traçando as soluções para que eles possam se sentir confortáveis e para que possamos, o quanto antes, ter o retorno desses empregos a Sergipe”, resume o subsecretário de Receita Estadual, Alberto Cruz Schetine.
A etapa seguinte aos ajustes, segundo o subsecretário, é o acordo de um regime especial de fiscalização, que oferece mais segurança à viabilidade da iniciativa. “Quando um centro de compras se instala em um estado, toda uma cadeia econômica surge em seu redor. Então, a ideia é que, trazendo esse centro, fomentemos também essa cadeia, com novos estabelecimentos”, frisa.
Empregos
O retorno do setor de compras do Cencosud a Sergipe com intermédio do Governo do Estado traz perspectivas à criação de empregos. Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), a gestão estadual firmou parceria com o grupo para desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Primeiro Emprego (PPE).
Por meio do acordo, cerca de 400 vagas para qualificação serão ofertadas para o setor de varejo, em funções diversas. Ao final da qualificação, o objetivo é que no mínimo 30% dos jovens sejam contratados.
Inicialmente, a previsão é de que essas qualificações sejam distribuídas entre a capital Aracaju e os municípios de Lagarto, Estância, Boquim, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Itabaianinha, Itabaiana, Tobias Barreto e Nossa Senhora das Dores. As turmas devem se iniciar já no próximo mês de novembro.
“O Governo do Estado tem trabalhado com o intuito de criar um ambiente de negócios, de atrair novos investimentos e de fortalecer o relacionamento com as empresas que aqui estão instaladas. Então, o governador solicitou o retorno do setor comercial do GBarbosa aqui para Sergipe, já que esse setor foi levado para a Bahia. Este setor é responsável por realizar as compras que abastecem os supermercados. Dessa forma, os fornecedores sergipanos ficaram alijados desse processo. Portanto, o retorno do setor comercial ao nosso estado é uma grande vitória”, contextualiza o secretário da Seteem, Jorge Teles.
Fonte: Secom / Governo de Sergipe.