Flávio Bolsonaro critica Lula e projeta virada eleitoral no Nordeste

02/02/2026 às 15:44:54

O senador Flávio Bolsonaro (PL) utilizou termos duros ao se referir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante entrevista ao Jornal da Fan, da rádio Fan FM, apresentada por Narcizo Machado, nesta segunda-feira (2). Pré-candidato à Presidência da República, Flávio comparou Lula a um “Opala velho” e afirmou que o petista estaria politicamente ultrapassado, além de projetar uma mudança no comportamento eleitoral do Nordeste.

“Se você comparar o Lula a um carro, ele parece aquele Opala velhão. Que em algum momento já foi bonito, já foi um carro de luxo, que dava um resultado, que te levava para qualquer lugar. Hoje o Lula é uma pessoa retrógrada, atrasada, ultrapassada”, declarou o senador durante a entrevista, que contou com a participação do deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil).

Na avaliação de Flávio Bolsonaro, o cenário eleitoral nordestino estaria passando por uma inflexão. Segundo ele, pesquisas internas apontariam uma queda no desempenho do presidente na região, historicamente favorável ao petista. “Eu tenho a convicção que o povo nordestino, que historicamente tem dado seu voto de confiança ao Lula nas últimas eleições, agora vai fazer o contrário. As pesquisas mostram que ele derreteu no Nordeste”, afirmou.

O senador também criticou o que considera uma falta de alinhamento de Lula com pautas ligadas à tecnologia e à inovação. Para Flávio, o presidente não compreenderia a importância estratégica de temas como inteligência artificial para a gestão pública. “É um cara que sequer tem telefone celular, um cara que acha que inteligência artificial só serve para manipular vídeos e fotos em redes sociais. Ele não tem ideia de como isso é importante para um governo que quer se pautar pela modernidade”, disse.

Em outro momento da entrevista, Flávio Bolsonaro intensificou o tom das críticas ao comparar o presidente a produtos vencidos. “Lula é um produto vencido. Imagina você fazer um churrasco com aquela picanha que já está cheirando a podre? Você tomar uma cervejinha choca? Esse é o Lula hoje”, afirmou, acrescentando que acredita que o eleitorado nordestino não será “enganado mais uma vez”.

Na avaliação do Portal Fan F1, a participação de Flávio Bolsonaro ao lado de Rodrigo Valadares no programa de Narcizo Machado ocorre em um momento politicamente sensível no cenário local. Isso porque a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, colocou publicamente em dúvida o apoio à pré-candidatura de Rodrigo Valadares ao Senado, deixando a decisão condicionada a uma avaliação futura do grupo político.

Ao relativizar esse apoio, Emília Corrêa acaba enfraquecendo, ainda que momentaneamente, a aliança em torno do nome de Rodrigo. Nesse contexto, a presença de Flávio Bolsonaro na imprensa sergipana pode ser interpretada como uma estratégia para reforçar politicamente a pré-candidatura do deputado federal e enviar um recado claro aos aliados.

A leitura feita e observada pelo FF Notícias, é de que a movimentação busca sinalizar que, ao eventualmente desprezar Rodrigo Valadares, a prefeita também estaria abrindo mão de um ativo político relevante: a ligação com o bolsonarismo. Apesar das oscilações nacionais, Jair Bolsonaro ainda mantém uma fatia expressiva do eleitorado, especialmente em disputas majoritárias, o que torna esse apoio um fator que dificilmente pode ser ignorado nas articulações eleitorais de 2026.