Enxerga Sergipe se consolida com mais de 8 mil cirurgias oftalmológicas realizadas

Com o programa ‘Enxerga Sergipe’, lançado em junho de 2023, o Governo do Estado tem trabalhado para reduzir o tempo de espera e devolver a saúde ocular aos sergipanos, através de cirurgias para tratar catarata e pterígio. Até o momento, já foram realizados 8.335 procedimentos, destacando a parceria entre o Governo e os municípios para garantir conforto e bem-estar à população. As cirurgias promovem um retorno significativo à qualidade de vida e os pacientes podem, enfim, realizar, novamente, simples atividades como ler, assistir TV ou mesmo cozinhar, o que sem o procedimento não seria possível.
A aposentada do município de Estância Janice Camilo Silva Santos, 63 anos, ressaltou o quanto o Enxerga Sergipe é necessário na vida dos sergipanos. “Enxergar é fundamental, e a falta de visão é triste. Antes, eu não enxergava bem, mas, agora, estou ótima, o importante é ter repouso. O tratamento pelo Enxerga foi muito bom, só tenho a agradecer e espero que continuem com as cirurgias de catarata e outras operações para ajudar a população, especialmente os mais necessitados”, relata.
A cozinheira Maria Silva Bispo, 67 anos, contou que, antes da cirurgia, a visão estava muito comprometida, tudo parecia turvo, o que tornava a rotina muito complicada. “Após a cirurgia do primeiro olho, percebi uma grande melhora. A visão ficou realmente melhor e, agora, estou confiante de que a cirurgia no segundo olho também trará ótimos resultados. Recomendo a cirurgia para outras pessoas, pois a equipe médica me tratou com muito cuidado e atenção. Todos os funcionários foram muito atenciosos e profissionais. Estou muito grata por todo o suporte que recebi”, comemora.
O lavrador, José Araújo dos Santos, 77 anos, também aprovou a iniciativa do Governo do Estado. “Fui chamado para a cirurgia e, graças a Deus, não demorou muito para ser atendido. Agora, consigo ler tanto com óculos quanto sem eles. Agradeço ao Governo do Estado por realizar essa ação, pois tem sido muito benéfico para mim e para muitas outras pessoas. É fundamental ajudar aqueles que mais precisam", finalizou o lavrador.
Doenças tratadas
O Enxerga Sergipe trata doenças como a catara que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é mais comum em pessoas idosas, especialmente a partir dos 60 anos. No entanto, pode ocorrer em pessoas mais jovens devido a fatores como diabetes, uso de determinados medicamentos ou traumas oculares. A predisposição genética também pode acelerar seu aparecimento. A catarata é uma condição em que a lente do olho, chamada cristalino, fica turva e isso faz com que a visão fique embaçada. Muitas pessoas com catarata têm dificuldade para enxergar bem, especialmente à noite, e podem notar que as cores parecem menos vibrantes. A única maneira de tratar a catarata é por meio de uma cirurgia e muitos sergipanos já conseguiram realizar por meio do 'Enxerga Sergipe'.
Outra condição oftalmológica que pode ser tratada por meio de cirurgia e, também, é ofertada pelo 'Enxerga' é o pterígio, uma lesão benigna que consiste no crescimento anormal de um tecido na conjuntiva do olho. É mais comum em pessoas com idade entre 20 a 40 anos. A cirurgia remove a lesão que se forma no olho e é indicada quando a membrana atinge a córnea, causando dificuldade para enxergar.
Como ter acesso
Para ter acesso ao ‘Enxerga Sergipe’ o paciente precisa ser diagnosticado com catarata ou pterígio por um médico oftalmologista e procurar a Secretaria da Saúde da cidade que reside, para que seja atendido nos municípios sedes das regiões de Saúde. Distribuídas entre as diferentes regiões de Sergipe, as cirurgias são realizadas nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana, Propriá e Lagarto.
